boletim

Pernambuco se aproxima de 50 mil casos de coronavírus

O Estado confirmou mais 1.094 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas

Cadastrado por
Katarina Moraes
Bruna Oliveira
Lucas Moraes
Publicado em 19/06/2020 às 11:25 | Atualizado em 19/06/2020 às 11:38
JOSUÉ DAMACENA/IOC/FIOCRUZ
Pernambuco totaliza quase 50 mil casos do novo coronavírus - FOTO: JOSUÉ DAMACENA/IOC/FIOCRUZ

Após o Governo do Estado determinar, nesta sexta-feira (19), que a data de liberação do calçadão, de parques e praias devem ficar a cargo dos municípios, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou mais 1.094 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pelo órgão, 45 óbitos também foram confirmados laboratorialmente no mesmo intervalo de tempo.

Agora, Pernambuco totaliza 49.720 casos de coronavírus, desde o início da pandemia e 4.102 pacientes que não resistiram à doença. Dos novos casos confirmados nesta sexta, 975 (89%) são casos leves e 119 (11%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Do total de casos, 31.883 são enquadrados como leves e 17.837 graves.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Reabertura de praias e parques

A decisão assinada pelo governador Paulo Câmara (PSB) afirma que a reabertura pode ser feita já no sábado, 20 de junho, e é válida somente para cidades da Região Metropolitana do Recife. As faixas litorâneas das cidades das Matas Sul e Norte permanecem fechadas por, segundo o Estado, ainda não terem estabilizado os números da contaminação da covid-19. Estes locais públicos estão com acesso proibido desde o dia 4 de abril em cumprimento do decreto de número 48.881/20, publicado no dia 3 de abril, que visa conter o avanço do novo coronavírus no Estado.

Inicialmente, a medida era válida por apenas três dias e liberava o uso do calçadão para a realização de atividades físicas, como caminhada ou corrida. Em 6 de abril, também foi decretada a proibição do acesso aos calçadões. As vagas de estacionamento da avenida Boa Viagem também foram bloqueadas. Desde então, o decreto vem sendo prorrogada pelo Governo.

Antecipação da reabertura de bares e restaurantes

Pernambuco anunciou, nessa quinta-feira (18), que os bares e restaurantes terão a data para começar a retomar as atividades adiantada em uma semana. Pelo cronograma inicial do Plano de Convivência com a covid-19 do Estado, o setor tinha previsão de retorno a partir do dia 13 de julho (etapa 7), com apenas 50% da capacidade. Seguindo os critérios do plano, como a curva epidemiológica tem mostrado tendência à estabilização nas primeiras semanas de retomada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por ora, já tem no cronograma a antecipação da flexibilização em uma semana.

Seguindo o novo cronograma, a retomada do setor deverá começar no dia 6 de julho (etapa 6). "Em diálogo com o setor, a Abrasel solicitou que a flexibilização das restrições fosse antecipada para a etapa 4 (dia 22 de junho) e, em seguida, reapresentou pedido para que a atividade passasse a integrar a etapa 5 (29 de junho). O comitê socioeconômico de enfrentamento ao coronavírus, considerando a relevância do setor para a economia e avaliando os indicadores monitorados pela Saúde, considerou segura a antecipação da reabertura, mas dentro da etapa 6 (a partir do dia 6 de julho)", confirma a secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

 

Comentários

Últimas notícias