COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Agreste de Pernambuco reforça ações para reabertura do comércio nesta segunda-feira (13)

Serão abertos salões de beleza e estética, comércio de veículos, lojas de varejo de rua e shoppings centers com atendimento presencial

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 12/07/2020 às 21:24 | Atualizado em 12/07/2020 às 21:36
JANAINA PEPEU/PREFEITURA DE CARUARU
Prefeitura de Caruaru reforça ações de combate à covid-19 para reabertura do comércio nesta segunda-feira (13) - FOTO: JANAINA PEPEU/PREFEITURA DE CARUARU

O primeiro dia útil da semana chega com apenas uma região que avança no plano de convivência com a covid-19 de Pernambuco. O Agreste, cujos municípios permanecem, até este domingo (12), na fase dois da retomada socioeconômica, segue para a etapa quatro nesta segunda-feira (13), com protocolos estabelecidos para conter a transmissão do novo coronavírus. Agora a região pode abrir as portas lojas de varejo de rua, salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial. Igrejas e templos religiosos também podem realizar celebrações.

Dessa forma, devido a uma melhora nos indicadores epidemiológicos, o Agreste se iguala a atividades já liberadas na terceira e quarta macrorregiões de Saúde (Sertão e Vale do São Francisco, respectivamente), com exceção em Petrolina, no Sertão, que inicia hoje medidas de isolamento social para reduzir o número de casos da infecção pelo novo coronavírus.

Ainda para as cidades do Agreste, a regulamentação do acesso a parques, praças e calçadões está a cargo dos municípios desta macrorregião. As prefeituras devem seguir os protocolos para o restabelecimento das atividades de maneira gradual. Já os espaços religiosos precisam seguir rígido com uma série de medidas preventivas e limitar o público a 30% de sua capacidade, podendo chegar ao limite de 50 pessoas nos templos de até mil lugares e 300 pessoas nos locais com capacidade acima de mil lugares. Além disso, deve ser adotado intervalo mínimo entre celebrações, que deve ser de três horas para evitar aglomeração e garantir limpeza do ambiente. “Essas atividades devem obedecer medidas sanitárias priorizando, além do distanciamento, protocolos de higiene, com cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número de participantes”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rebêlo.

Em Caruaru, no Agreste, a prefeitura destacou que, com a reabertura hoje do comércio, haverá reforço com ações educativas para a população, lojas, centros comerciais e demais categorias autorizadas a funcionar. As ações serão comandadas pelo grupo integrado de fiscalizações conjuntas, composto pela Secretaria de Ordem Pública, da Fazenda e Serviços Públicos, Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Guarda Municipal, Procon, Ouvidoria, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru.

“Destacamos que essa decisão de avanço de Caruaru nas etapas de reabertura do comércio reforça a avaliação dos nossos resultados, diante das ações adotadas ao longo desses meses. Os indicadores dos nossos monitoramentos nos mostram detalhadamente o retorno de tudo o que realizamos até agora, podendo ajustar o que for preciso e dar continuidade no que percebemos que vem dando certo”, frisou a prefeita Raquel Lyra. Vale reforçar que a comercialização dos feirantes no Parque 18 de Maio ainda não foi autorizada. A prefeitura informou que os sulanqueiros podem continuar vendendo pelas redes sociais e entregando as mercadorias por meio da plataforma Delivery Sulanca.

Neste domingo (12), o Governo de Pernambuco ainda regulamentou novas medidas. Fica permitida, a partir da segunda-feira (13), nos clubes sociais de todo o Estado, a prática de atividades esportivas em modalidades individuais, exceto lutas. Também está liberada, nas instituições de ensino superior em Pernambuco, a realização de aulas práticas e de estágio curricular presenciais relativas ao primeiro semestre letivo.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias