COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: policlínicas do Recife zeram número de pacientes nos leitos de enfermaria

Vagas ainda permanecem em atividade e estão desocupadas por falta de demanda

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 22/07/2020 às 23:25 | Atualizado em 22/07/2020 às 23:56
ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR
Pernambuco tem 82% das UTIs públicas ocupadas - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR

A Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e a Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul, zeraram o número de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19 nos leitos de enfermaria. A Prefeitura do Recife informa, contudo, que as vagas para internamento ainda permanecem em atividade e estão desocupadas por falta de demanda. No início deste mês, a gestão municipal fechou enfermarias nos hospitais de campanha montados na área externa de ambas as policlínicas, mas atualmente há leitos desse tipo no interior das unidades, inclusive em salas vermelhas equipadas com respiradores e dedicadas a atendimento emergencial ao paciente grave.

>> Percentual de pessoas que venceram a covid-19 em Pernambuco está acima da média nacional

A cidade, que já chegou a ser responsável, em abril, por 54% dos casos de infecção pelo novo coronavírus de Pernambuco, tem hoje 30% de todas as confirmações do Estado. Atualmente, nos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) do Recife, 186 pacientes com sintomas de covid-19 lutam pela sobrevivência. Desse total, 52 são moradores da capital; os demais são de outros municípios, como Caruaru (14 pacientes), Jaboatão dos Guararapes (13), Camaragibe, Santa Cruz do Capibaribe e Gravatá (cada um com 7 pacientes).

Atualmente, na capital pernambucana, o Hospital Provisório Recife 3, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, é a unidade com maior taxa de ocupação (72%) nos leitos de UTI e enfermaria dedicados a quadros sugestivos ou confirmados de covid-19. Em seguida, vem o Provisório Recife 1, em Santo Amaro, área central da cidade, com ocupação em 69%, seguido pelo Provisório 2 (49%). Ao todo, o município opera com 724 leitos em funcionamento, sendo 342 de UTI e 382 de enfermaria.

Confira a ocupação dos leitos covid por unidade de saúde do Recife

- Hospital Provisório Recife 1 (Rua da Aurora) - 69%
- Hospital Provisório Recife 2 (Coelhos) - 49%
- Hospital Provisório Recife 3 (Imbiribeira) - 72%
- Leitos de covid-19 no Hospital da Mulher do Recife (Curado) - 40%
- Leitos de covid-19 na Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto) - 21%
- Leitos de covid-19 na Policlínica Barros Lima (Casa Amarela) - 0%
- Leitos de covid-19 na Policlínica Arnaldo Marques (Ibura) - 0%
- Leitos de covid-19 na Policlínica Agamenon Magalhães (Afogados) - 8%
- Leitos de covid-19 no Hospital Evangélico de Pernambuco (Torre) - 35%

Casos ativos 

A cidade tem 2.006 casos ativos (pessoas que adoeceram e permanecem em acompanhamento), e isso equivale a 8,1% do total que já foi infectado (24.512) pelo novo coronavírus no município. Entre os moradores que ainda lutam contra a doença e apresentaram quadro grave, 51 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 303 estão internados tanto na rede pública quanto na privada.

“Temos visto uma queda consistente e progressiva dos casos confirmados, dos óbitos e de outros indicadores, como número de casos suspeitos, de chamados do Samu, do volume de novas internações e de atendimentos na atenção básica. Todos em queda nos últimos 2 meses. No entanto, a cautela tem sido a palavra de ordem na avaliação desses dados para que possamos tomar cada medida e cada passo, sempre observando as consequências diretas dessas medidas, já que estamos lidando com o desconhecido”, diz o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, ao ressaltar que a flexibilização das restrições deve seguir sem deixar de lado o monitoramento contínuo dos indicadores e a adoção de protocolos específicos para cada atividade socioeconômica.

Tendas

Até esta sexta-feira (24), das 8h às 16h, as Estações Itinerantes de Orientação sobre a Covid-19 funcionam na Praça da Independência (Santo Antônio), Avenida Hildebrando de Vasconcelos (Dois Unidos), Rua Padre Lemos (em frente à Feira de Casa Amarela), Rua Paudalho (Torrões), Polo da Academia da Cidade Heróis da Restauração (Areias), Polo da Academia da Cidade da Lagoa do Araçá (Imbiribeira), Terminal do Alto José do Pinho e Praça da Vitória (Ibura). Nessas tendas, a prefeitura distribui máscaras e orienta a população sobre importância do distanciamento social, lavagem correta das mãos e demais cuidados para evitar a covid-19.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias