COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pernambuco fará testes de covid-19 em pessoas sem sintomas que tiveram contato com infectados

Próxima fase da ampliação da testagem, no Estado, será iniciada em agosto

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 28/07/2020 às 19:10 | Atualizado em 28/07/2020 às 20:11
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO
PÚBLICO´-ALVO Testagem contempla todas as pessoas que apresentaram sintomas da covid-19 ou tiveram contato com caso confirmado da doença - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO

A partir de agosto, com o funcionamento de novas máquinas adquiridas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), o Estado deverá iniciar a testagem do novo coronavírus em pessoas sem sintomas que tiveram contato com alguém infectado. "Temos a expectativa, ainda no mês de agosto, de passar a testar não só os sintomáticos, mas também os seus contatos. Essa é a próxima fase da ampliação da testatem em Pernambuco", anunciou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa transmitida, nesta terça-feira (28), pela internet.

O gestor informou que uma das máquinas, a de processamento automatizado de RT-PCR, já chegou ao Estado. A outra, que é um extrator de RNA automatizado, tem previsão para chegar até o fim desta semana. "Nós queremos identificar um sintomático e buscar, carrear, todos os contatos dele ainda em agosto, para que a gente possa trabalhar esse conceito: identificar a velocidade de transmissão (da covid-10) e conter surtos em determinados locais com muito mais agilidade pela nossa Vigilância em Saúde", acrescentou Longo.

Atualmente Pernambuco já testa todos os casos sugestivos de covid-19 com sintomas leves. O secretário acrescentou que, embora o governo tenha iniciado a testagem de todas as pessoas sintomáticas (quadros leves) no último dia 15, ainda há baixa procura pelo agendamento do exame. "Todos que apresentarem sintomas deverão buscar a marcação disponível nas redes municipais e no Atende em Casa. Tivemos 1,9 mil pessoas testadas, sendo 1.051 do teste tipo RT-PCR e 849 do teste rápido. É um número muito baixo, aquém do que é esperado. Precisamos massificar a testagem", reforçou.

Com a universalização dessa testagem para detecção da doença em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Recife também disponibilizou o exame nas 20 unidades de Atenção Básica à Saúde. “É possível fazer a testagem após o atendimento pelos profissionais de saúde e também agendar pelo aplicativo Atende em Casa, mesmo nos casos leves”, explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. A marcação do teste pode ser feito pelo aplicativo Atende em Casa, que possibilita escolher o local, a data e o horário do exame, de acordo com a disponibilidade. O paciente só deve se dirigir até a unidade do teste escolhida no dia e horário agendado. 

Segundo André Longo, é dever do Estado testar, e agora é direito das pessoas sintomáticas fazerem o exame. "Então, é muito importante poder ampliar essa testagem para ter esse 'R' (como é chamado o número efetivo de reprodução que determina o potencial de propagação do vírus) mais próximo da realidade, em especial com a dosagem de RT-PCR, que mede a atividade viral e pode mostrar que um indivíduo está contaminante, que passa o vírus adiante." Atualmente Pernambuco tem capacidade para realizar, por semana, mais de 10 mil testes RT-PCR para covid-19, exame feito do 3º dia após início dos sintomas até o 10º dia, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do vírus.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias