COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Um em cada três testes para covid-19 dá positivo em Pernambuco

Atual taxa de positividade (34%), que já esteve bem mais alta no Estado, ainda está muito longe do que preconiza a Organização Mundial da Saúde

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 15/09/2020 às 22:56 | Atualizado em 15/09/2020 às 23:01
DIEGO NIGRO/SEI
ANÁLISE Lacen-PE faz exames laboratoriais para confirmar síndrome - FOTO: DIEGO NIGRO/SEI

Aproximadamente de cada três pacientes que realizaram exame de covid-19 em Pernambuco, um teve resultado positivo para o novo coronavírus em Pernambuco, com base numa taxa de positividade de 34%. A informação parte do balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que divulgou ter ultrapassado a marca dos 400 mil testes realizados nesta terça-feira (15). Ao todo, foram 403.807 procedimentos, entre exames de biologia molecular (RT-PCR, que identifica as pessoas que estão com o vírus ativo), sorologias e testes rápidos. A atual taxa de positividade, que já esteve bem mais alta no Estado (no fim de abril, era de 66%), ainda está muito longe do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, para a epidemia estar sob controle, uma região deve realizar um alto número de testes e conseguir alcançar uma taxa de positividade de cerca de 5%, mantendo-a por, ao menos, duas semanas.

A meta do governo estadual é que, graças à chegada de novas máquinas no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), o número de testes realizados continue em expansão, o que possibilita ampliar o público-alvo para a testagem ou rever as estratégias para alcançar a população. Atualmente, somente considerando os exames do tipo RT-PCR, que é o padrão-ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda, o Estado subiu para a quarta posição entre os Estados brasileiros no número de exames realizados, segundo levantamento publicado na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Para o governador Paulo Câmara, a testagem foi acelerada com a aquisição de equipamentos para o Lacen-PE. "Aumentamos a capacidade de testagem em quatro vezes, dando mais qualidade ao processo", afirma. Com essa ampliação, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destaca que, desde a última semana, pessoas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados da doença também podem se submeter ao exame. O Lacen-PE tem capacidade diária para processar três mil exames de RT-PCR. Segundo Longo, em fevereiro, a título comparativo, o Brasil tinha a capacidade de fazer apenas 2,7 mil exames por dia. "A massificação da testagem, que sempre foi uma das prioridades do Governo de Pernambuco no enfrentamento e processo de convivência com a doença, amplia o monitoramento e também o controle da transmissão", ressalta.

Nesta terça-feira (15), foram confirmados 1.016 novos casos da covid-19. Entre eles, 28 são casos graves da doença e os outros 988 tiveram sintomas são leves. Agora, Pernambuco totaliza 137.869 casos confirmados da infecção, com 7.914 mortes.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias