COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Sobe para 16 o número de casos de síndrome rara associada à covid-19 entre crianças em Pernambuco

Com mais seis novas notificações anunciadas nesta terça-feira (8), o Estado passa a totalizar 16 crianças que tiveram covid-19 e evoluíram com a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 08/09/2020 às 19:01 | Atualizado em 08/09/2020 às 19:23
HEUDES RÉGIS/SEI
Secretário André Longo disse que governo está atento diante da possibilidade de aceleração da doença em Pernambuco - FOTO: HEUDES RÉGIS/SEI

Durante coletiva de imprensa desta terça-feira (8/9), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, atualizou os dados da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), condição associada à covid-19 que acomete crianças e adolescentes. Com mais seis novas notificações, o Estado passa a totalizar 16 casos da síndrome. Entre eles, 15 já tiveram alta hospitalar e um foi a óbito.

Do total de casos, 14 são de Pernambuco. Deles, três do Recife (com um óbito), dois de Caruaru, um de Ipojuca, um de Jaboatão dos Guararapes, um de Goiana, um de Sirinhaém, um de Joaquim Nabuco, um de Limoeiro, um de Timbaúba, um de Flores, um de Santa Cruz do Capibaribe e dois de outros Estados (Alagoas e Piauí), mas que procuraram atendimento médico em Pernambuco.

A notificação da síndrome foi instituída no início de agosto, e os serviços de saúde, além de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia. Dos casos registrados até o momento, oito são do sexo masculino e oito do feminino, com idades entre 1 e 13 anos, e todos tiveram resultado positivo para a covid-19.

"Importante ressaltar que as unidades de saúde, após a estruturação da notificação passaram a revisar os casos. Dos seis novos casos registrados, dois tiveram sintomas em maio, dois em junho e dois em agosto. Todos, quatro meninos e duas meninas, com idades entre 4 e 10 anos, já tiveram alta hospitalar", informou o secretário André Longo.

Ele ainda informou que, entre os casos gerais de covid-19 até os 14 anos, 650 evoluíram para a forma grave e outros 5.144 tiveram sintomas leves. Nessa faixa etária, foram confirmadas 53 mortes pela doença. Além disso, dos 37 leitos de terapia intensiva (UTI) neonatais e pediátricos voltados para quadros respiratórios, 79% estão ocupados.  

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias