SAÚDE

Pernambuco tem 8º dia seguido de queda na média móvel de mortes por covid-19

Com a adição de mais 21 óbitos, a média semanal de mortes pela doença está em oito

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/10/2020 às 12:53 | Atualizado em 14/10/2020 às 12:57
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Covas abertas, no Cemitério Parque das Flores, localizado no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, para sepultar vítimas da covid-19 - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Desde o dia 7 de outubro, Pernambuco vem registrando queda na média móvel de mortes pela covid-19. Em comparação entre esta quarta-feira (14) e duas semanas atrás - tempo médio de incubação do vírus -, o Estado apresentou maior baque  nos óbitos, com -65%, maior decrescimento na taxa desde a chegada da pandemia no Estado, há quase oito meses. Além disso, com a adição de mais 21 óbitos, a média semanal de mortes pela doença está em oito. As análises são feitas com dados que constam nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde.

A média móvel é uma análise que soma os números de casos de um dia com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete. O resultado reúne a influência de todos os dias da semana e pode ser atualizado diariamente. Só é considerada que a média móvel esteve em queda ou em alta quando esta variável passa de 15%, seja o percentual negativo ou positivo. Caso não atinja, é tida como estável. Foi o que aconteceu na média de mortes dos dias 5 e 6 de outubro, de 6% e -12%, respectivamente, apresentando estabilidade.

Os casos também apresentaram queda, mas de 30%. A média móvel de infectados registrados em Pernambuco está em 415. Nesta quarta, foram acrescentados 742 novos casos. Deles, 39 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 703 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 154.041 casos confirmados da doença, sendo 26.608 graves e 127.433 leves

O Estado segue, há 39 dias, em queda ou em estabilidade no número de infectados, em maior sequência positiva desde o início da pandemia. Assim, a última vez que o dado esteve em alta foi no dia 5 de setembro, quando a média móvel registrou 26% de aumento.

MÉDIA MÓVEL DE MORTES

Made with Flourish

MÉDIA MÓVEL DE CASOS

Comentários

Últimas notícias