CORONAVÍRUS

Pernambuco quer vacinar 2,2 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021 contra covid-19

O secretário de saúde do Estado, André Longo, está em Brasília para tratar do assunto

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 16/12/2020 às 19:12
WIN MCNAMEE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP
Quem se recusar a receber a vacina poderá ter seus direitos restringidos - FOTO: WIN MCNAMEE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP
Leitura:

O Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (16) que existem no Estado 2,2 milhões de pessoas consideradas população prioritária para receber a vacina contra o novo coronavírus (covid-19), entre idosos, pacientes com comorbidades e profissionais da área da saúde. De acordo com a gestão, o objetivo é que todos eles recebam o imunizante ainda no primeiro semestre de 2021. 

>> Com mais de duas mil confirmações de covid-19 nesta quarta, Pernambuco ultrapassa os 200 mil casos

>> Pernambuco abre 151 leitos e ocupação cai nas UTIs para covid-19

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, priorizando esses grupos a expectativa é de que haja queda da mortalidade, para posterior universalização do acesso à vacina. “Além dos idosos, pacientes com comorbidades e profissionais da saúde, outro grupo prioritário será o de profissionais da educação. Conseguindo vacinar essa população prioritária nesse período, é certo que conseguiremos reduzir drasticamente a mortalidade pelo novo coronavírus no nosso Estado. Depois, a meta será universalizar a garantia à vacina para o restante da população pernambucana."

Longo está em Brasília desde a última terça-feira (15), quando se reuniu, acompanhado do governador Paulo Câmara, com o ministro da saúde Eduardo Pazuello. Nesta quarta-feira (16), o secretário participou de reuniões do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para pleitear com a gestão federal maior
agilidade no processo de aquisição de vacinas e a garantia de acesso universal do imunizante a todos os Estados. Longo também participou, na manhã desta quarta-feira do lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde.


“Todos os secretários estaduais de Saúde estão aqui, em Brasília, juntos, para reivindicar ao governo federal mais celeridade no processo de aquisição e distribuição da vacina contra o novo coronavírus, para que possamos vacinar nossa população o quanto antes. O Brasil tem, sim, condições de organizar toda a logística em tempo mais curto. Nós também defendemos que haja tratamento igualitário para as unidades federativas dentro do Programa Nacional de Imunização. A expectativa é deixar Brasília com clima de maior tranquilidade e otimismo, pelo menos, no que diz respeito à equidade de acesso à vacina para todos os estados brasileiros”, destacou André Longo.

Conforme anunciado pelo governo, o Recife será uma das sedes logísticas de distribuição da vacina, assim que a campanha for definida. Daqui sairão imunizantes para o Norte e Nordeste, a partir de processo que deverá ser definido pelo Ministério da Saúde. “Para funcionar como um dos pontos centrais para distribuição do imunizante para outros Estados, o ministro da Saúde garantiu a estrutura necessária, com investimento de recursos e apoio do Ministério da Defesa no transporte e segurança das equipes envolvidas nesta logística", pontuou André Longo.

O secretário estadual de Saúde também reiterou que, assim que o Estado receber as suas doses, todos os 184 municípios pernambucanos já terão recebido os imunizantes e insumos necessários em até, no máximo, quatro dias. "É preciso ressaltar que nosso Programa Estadual de Imunização está mais que preparado para a logística de distribuição da vacina contra a Covid-19 em território pernambucano. Quatro dias é o tempo médio que passamos para distribuir os insumos, em outras estratégias de vacinação, para todos os municípios, que, inclusive, atuam como agentes capilares nesse processo de imunização. Nossa história pregressa nos deixa tranquilos e confiantes nessa próxima missão”, finalizou Longo.

Atualmente, o Programa de Imunização de Pernambuco já conta com 1,7 milhão de seringas em estoque, além de mais 1,8 milhão de unidades compradas e aguardando a entrega pelo fabricante. Há ainda, em andamento, um processo licitatório para aquisição de mais sete milhões de seringas, com previsão de conclusão em janeiro de 2021, em tempo hábil para as atividades de vacinação contra a Covid-19.

Comentários

Últimas notícias