CONSCIENTIZAÇÃO

"Próximos meses vão depender muito do comportamento de cada um", diz secretário de Saúde de Pernambuco sobre pandemia

Questionamento sobre a possibilidade de regredir no Plano de Convivência com a covid-19 ou até mesmo decretar um novo lockdown em Pernambuco é inevitável. André Longo descarta a possibilidade no momento, mas afirma que o que vai acontecer nos próximos meses depende de como as pessoas vão se comportar agora

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 22/12/2020 às 20:03 | Atualizado em 22/12/2020 às 20:22
HEUDES RÉGIS/DIVULGAÇÃO
André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco - FOTO: HEUDES RÉGIS/DIVULGAÇÃO

Durante a coletiva de imprensa transmitida ao vivo pela internet, na tarde desta terça-feira (22), o secretário estadual de Saúde, André Longo, confirmou a quinta semana de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) causada pela covid-19. Diante desses dados, o questionamento sobre a possibilidade de regredir no Plano de Convivência com a covid-19 ou até mesmo decretar um novo lockdown em Pernambuco é inevitável. Longo descarta a possibilidade no momento, mas afirma que o que vai acontecer nos próximos meses depende de como as pessoas vão se comportar agora. 

>> Governo de Pernambuco descarta, por enquanto, fechar praias e diz que vai reforçar fiscalização em estabelecimentos

>> Pernambuco tem nesta terça (22) o 4º dia com mais confirmações de casos da covid-19 desde início da pandemia

>> Pernambuco tem quinta semana seguida de aumento de casos de covid-19

Longo orientou que as pessoas realizem comemorações da festa de Natal dentro das suas casas, evitando aglomerações e reunindo, no máximo, dez pessoas do núcleo mais próximo da família. 

>> Primeiras doses da vacina de Oxford estarão disponíveis em fevereiro, diz Fiocruz

Com a expectativa da chegada do novo ano, ainda enfrentando a pandemia, o secretário de Saúde detalhou que, sem vacina nos primeiros três meses de 2021, é possível que ocorra uma "aceleração da epidemia na sazonalidade que começa no final de fevereiro e início de março". 

"A gente precisa se preparar e obviamente isso vai depender muito do comportamento social que nós adotarmos nos próximos dias, nos próximos meses. É preciso se resguardar, buscar se agente de proteção, respeitar as normas sanitárias. Isso é um mantra que a gente vem sempre falando aqui", disse. 

Episódios de aglomeração e descumprimento das normas de prevenção - como o uso de máscaras e a higienização das mãos - têm sido frequentemente registrados por todo o Estado, principalmente em estabelecimentos como bares e restaurantes. 

Sobre esse ponto, o secretário pediu conscientização da população em nome de evitar um "cenário de maior gravidade no primeiro trimestre de 2021. "Isso poderá acontecer, sim [cenário de maior gravidade], esta é até uma previsão de que isto poderá acontecer. Mas será tão mais intenso quanto foi o descumprimento das normas sanitárias", frisou. "Se nós trabalharmos no sentido do cumprimento das normas sanitárias, teremos os primeiros meses de 2021 certamente melhores. Então nós precisamos, com o nosso comportamento, traduzir esse comportamento de forma positiva para que a gente evite cenários como nós vimos no começo deste ano de 2020", acrescentou. 

Com o crescimento dos casos das últimas cinco semanas, Pernambuco reabriu leitos para cuidar desses pacientes. O apelo do secretário também foi voltado para que, em um momento de reflexão como o das festas de fim de ano, as pessoas pensem no próximo. 

"A gente tá abrindo leitos, mas a gente se preocupa com quem está ocupando esses leitos. O ideal é que a gente evite que as pessoas precisem de leitos. Isso é porque sabemos que a doença é grave e que quanto mais gente internada, maior a probabilidade de evolução para óbito e desfechos negativos. Então é preciso que todo mundo se conscientize neste momento. Nós estamos chegando num momento de reflexão, que é o momento natalino, um momento de demonstração de solidariedade, de altruísmo, de pensarmos também no próximo, nas pessoas que a gente ama, que a gente precisa proteger. Então, fundamentalmente, dizer que os próximos meses, os meses de 2021, vão depender muito do comportamento de cada um de nós", finalizou. 

Comentários

Últimas notícias