COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

João Campos confirma que o Recife poderá adquirir vacina contra covid-19 por conta própria

"Não vamos parar de trabalhar enquanto não tivermos garantido a imunização de parte de nossa população", frisou João Campos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/01/2021 às 14:09 | Atualizado em 06/01/2021 às 9:46
Notícia
X

Antes mesmo de tomar posse como prefeito do Recife, João Campos criou o comitê municipal de vacinação contra a covid-19, que já se articula com especialistas, autoridades e laboratórios para colocar em prática o plano operacional de imunização contra a infecção pelo novo coronavírus, que já causou 2.697 mortes na capital pernambucana. Em todos os seus discursos sobre o enfrentamento à doença, o prefeito ressaltou mais uma vez, nesta terça-feira (5), que a vacina é única alternativa efetiva para vencer a pandemia. Além disso, ele confirmou a possibilidade de o Recife adquirir o imunizante por conta própria. 

"Temos um plano municipal sendo desenhado, e um dos itens a ser observado dentro dele é a aquisição de vacina. Não vamos abrir mão de imunizar as pessoas do Recife, porque a vacina é o único caminho efetivo para a gente vencer a pandemia de maneira definitiva", disse João Campos, em conteúdo publicado no seu perfil do Instagram. Especialistas ouvidos pela coluna Saúde e Bem-Estar do JC, que fazem parte do comitê municipal de vacinação contra a covid-19, alegam que a proposta inicial é aguardar a operacionalização a partir do Ministério da Saúde e que a compra da vacina de forma independente é um plano B do prefeito, caso o governo federal não avance com a estratégia de vacinação contra a covid-19.

"A vacina representa a única forma efetiva da vencermos a pandemia. É por isso que esta será, sim, a minha principal preocupação neste início de mandato. E não vamos parar de trabalhar enquanto não tivermos garantido a imunização de parte de nossa população. Falei sobre isso hoje (segunda-feira, dia 4), durante o nosso primeiro despacho com a secretária de Saúde do Recife, Dra. Luciana Albuquerque", escreveu João Campos em post no Instagram. Em vídeo, ele ainda falou que, nesta quinta-feira (7), haverá reunião com o comitê de vacinação, da qual participará, ao lado de representantes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). "Vamos definir os próximos passos e os anúncios que serão feitos ao longo desta primeira quinzena (de janeiro). Nosso grande foco será a vacina neste começo do ano."

Além disso, o prefeito destacou que a estratégia para imunização da população será feita "com muita responsabilidade e com a garantia de que o Recife terá protagonismo na aquisição da vacina e na imunização". 

Balanço

O Recife confirmou, na segunda-feira (4), 241 novos casos da covid-19, sendo 235 leves e 6 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag). Assim, a cidade totaliza 51.718 casos confirmados da covid-19, sendo 41.974 leves e 9.744 casos de srag. Desses últimos, 2.697 evoluíram para óbito. Além disso, o boletim da Sesau aponta um total de 48.023 pacientes já recuperados da doença.

 

Tags

Autor