COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Em quase 10 meses de pandemia, Pernambuco se aproxima da marca de meio milhão de testes de RT-PCR para covid-19

Neste momento em que se alcança o marco de quase 10 meses da confirmação dos primeiros casos da doença no Estado, os casos da covid-19 continuam em repique, o que faz crescer a necessidade da realização dos testes para detecção da doença

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 04/01/2021 às 17:00
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Agora, Pernambuco totaliza 634.065 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Desde o início da pandemia de covid-19, Pernambuco já processou 466.773 exames de RT-PCR, que são considerados o padrão-ouro para detecção do novo coronavírus porque identificam a infecção em fase aguda, quando há maior risco de transmissão. Neste momento em que se alcança o marco de quase 10 meses da confirmação dos primeiros casos da doença no Estado, os casos do novo coronavírus continuam em repique, o que faz crescer a necessidade da realização dos testes para detecção da doença.

Nesta segunda-feira (4), passado o recesso de fim de ano, a população não abriu mão de procurar os centros de testagem. Na área externa do Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda, carros e pedestres não param de chegar para realizar os exames. 

Atualmente o público prioritário para testagem inclui todas as pessoas com sintomas sugestivos para o novo coronavírus, independentemente de quadros leves ou graves, além dos contatos de pessoas confirmadas para a doença. Além do Geraldão e do Cecon-PE (funcionam no sistema de drive-thru, além de atenderem pedestres, com atendimento por demanda espontânea de domingo a domingo), há outros três centros de testagem sob gestão estadual: um no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), de segunda a sexta, outro com marcação prévia (Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco - Cefospe) e um voltado para os profissionais de Educação e seus contatos, também com agendamento. Os dois últimos agendam pela ferramenta Atende em Casa. Juntos, os cinco centros de testagem já realizaram 131.286 mil exames até o dia 28 de dezembro (atualização mais recente no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Pernambuco), sendo 74.763 de RT-PCR.

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 305 casos da covid-19. Entre eles, 25 (8%) são casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 280 (92%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 223.845 casos confirmados da doença, sendo 29.475 graves e 194.370 leves.

Também foram confirmados 12 óbitos, ocorridos entre 23 de dezembro e o último domingo (3 de janeiro). Com isso, o Estado totaliza 9.691 mortes pela covid-19. 

Comentários

Últimas notícias