CORONAVÍRUS

Média móvel de mortes causadas pela covid-19 em Pernambuco apresenta alta de 54%

Apesar da alta no número de mortes, Estado apresenta estabilidade na confirmação de casos

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 15/01/2021 às 13:26 | Atualizado em 15/01/2021 às 13:45
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (15), novos 18 óbitos causados pela covid-19 no Estado. Agora, Pernambuco apresenta uma alta de 54% na média móvel de registros de mortes. Em média, levando em consideração os dados repassados pela SES-PE nos últimos sete dias, o Estado tem registrado 25 mortes por dia.

>> Por conta da covid-19, Pernambuco vai locar imóvel no Recife para instalar novo hospital de campanha

>> Covid-19: confira quem será vacinado nos primeiros dias da campanha em Pernambuco

Os óbitos confirmados nesta sexta-feira (15) teriam ocorrido entre os dias 11 de novembro de 2020 e 13 de janeiro deste ano. O Estado já perdeu 9.964 vidas para a doença desde o início da pandemia.

A SES-PE também confirmou novos 1.702 casos de covid-19 no Estado. Entre os confirmados nesta sexta, 76 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.626 (96%) são considerados leves, ou seja, não necessitaram de internação. Pernambuco já confirmou 239.155 casos da doença, sendo 30.177 graves e 208.978 leves. A média móvel de confirmações de casos no Estado apresenta alta de 13%, o que indica uma tendência de estabilidade no número. 

O indicador chamado de "média móvel" é calculado pela soma de registros da última semana dividido por sete. É considerada tendência de alta ou queda quando a variação é superior a 15%, para baixo ou para cima. Esta é a maneira mais eficaz de medir o avanço da pandemia. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Nesta sexta-feira (15), a SES-PE publicou no Diário Oficial um aviso com a intenção de locar um imóvel para a implantação de um hospital provisório para o tratamento de pessoas infectadas pela covid-19. A alta no número de mortes tem levado o Estado a adotar novas restrições. De acordo com o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, o governo de Pernambuco planeja realizar o fechamento de praias na próxima semana, caso cenas de aglomerações se repitam na faixa de areia neste fim de semana. "Estamos dando mais uma oportunidade e, se não houver colaboração de todos juntos, teremos que adotar uma medida mais severa a partir da próxima semana", disse Longo.

Tags

Autor