Primeira a ser vacinada contra covid-19 no Recife é técnica de enfermagem da UTI do Hospital Oswaldo Cruz
Ela deve ser imunizada na noite desta segunda-feira (18)
Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, técnica de enfermagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), negra, será a primeira a ser vacinada contra a covid-19, no Recife, na noite desta segunda-feira (18). Ela é recifense, tem 52 anos e trabalha em unidade de terapia intensiva (UTI) que dá assistência, no Huoc, aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. A técnica de enfermagem atua na linha de frente de combate à doença desde o início da pandemia e não chegou a ser infectada pelo vírus. "A minha sensação agora é de felicidade", disse Perpétua a esta coluna antes de ser imunizada. "Soube hoje pela manhã que seria a primeira a ser vacinada no Recife e fiquei surpresa. Espero que, com a vacinação, possamos ter condições de viver, que as pessoas tenham sensibilidade e não deixem de tomar suas doses quando estiver no momento", acrescentou.
- Vacina contra covid-19: "Pernambuco já está pronto para iniciar a imunização", diz secretário de Saúde
- Saiba quando, como e onde você poderá se vacinar contra a covid-19 no Recife
- 270 mil doses da vacina contra a covid-19 chegam em Pernambuco na noite desta segunda-feira (18)
- Vacina contra a covid-19 chega a Pernambuco
Mais cedo, durante o lançamento do plano de vacinação contra a covid-19 no Recife, o prefeito João Campos já havia antecipado que "a primeira vacina em Pernambuco e no Recife será no Huoc (Hospital Universitário Oswaldo Cruz), com trabalhadores da Saúde que, desde o início da pandemia, estão ajudando a salvar vidas e, com coragem, estão na linha de frente desta pandemia".
O Huoc, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, foi a porta inicial de assistência aos primeiros casos de covid-19 na capital pernambucana. No dia 25 de fevereiro de 2020, o hospital recebeu o primeiro caso suspeito da doença na cidade. Desde então, milhares de pessoas, acometidas pelo novo coronavírus, já passaram pelo Huoc.
"Neste primeiro momento, serão vacinadas as pessoas que trabalham com a Saúde e estão na linha de frente de combate à pandemia, os idosos que estão nas instituições de longa permanência e pessoas com deficiências severas que também estão em instituições específicas. Após esse momento, a gente aguarda que o Ministério mande mais vacinas, para que o segundo módulo do Recife seja ativado com nove centros de vacinação, 65 salas, três drive-thrus em pontos diferentes da cidade para que a gente possa vacinar o quanto antes toda a nossa população", destacou o prefeito.
Ele disse ainda que, "no Recife, ninguém vai furar fila, não vai haver privilégio, vamos seguir as recomendações dos grupos prioritários com cadastro 100% digital através do Conecta Recife." Segundo João Campos, para quem não puder fazer esse cadastro de maneira digital, haverá pontos em toda a cidade para cadastro nas instituições, que farão o cadastramento e vão garantir que todos tenham acesso à vacinação.