COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Primeira pessoa vacinada contra covid-19 no Recife será profissional de saúde do Huoc, diz João Campos

Anúncio foi feito pelo prefeito do Recife, e previsão é que a imunização ocorra ainda nesta segunda-feira (18) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 18/01/2021 às 16:56 | Atualizado em 18/01/2021 às 17:18
Notícia
X

Durante o lançamento do plano de vacinação contra a covid-19 no Recife, nesta segunda-feira (18), o prefeito João Campos garantiu que a imunização na cidade começa imediatamente após a chegada das doses. Primeiras pessoas vacinadas serão profissionais da linha de frente do combate ao novo coronavírus, além de idosos que vivem em instituição de longa permanência (ILP). "A primeira vacina em Pernambuco e no Recife será no Huoc (Hospital Universitário Oswaldo Cruz), com trabalhadores da Saúde que, desde o início da pandemia, estão ajudando a salvar vidas e, com coragem, estão na linha de frente desta pandemia. Ainda hoje (18/01), o governador Paulo Câmara participará deste momento", disse João Campos. 

Leia também: 

Saiba quando, como e onde você poderá se vacinar contra a covid-19 no Recife

RODOLFO LOEPERT/PCR
"O Recife fez o dever casa e está pronto para começar a vacinar hoje", disse o prefeito da cidade, João Campos - RODOLFO LOEPERT/PCR

O Huoc, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, foi a porta inicial de assistência aos primeiros casos de covid-19 na capital pernambucana. No dia 25 de fevereiro de 2020, o hospital recebeu o primeiro caso suspeito da doença na cidade. Desde então, milhares de pessoas, acometidas pelo novo coronavírus, já passaram pelo Huoc. 

"Neste primeiro momento, serão vacinadas as pessoas que trabalham com a Saúde e estão na linha de frente de combate à pandemia, os idosos que estão nas instituições de longa permanência e pessoas com deficiências severas que também estão em instituições específicas. Após esse momento, a gente aguarda que o Ministério mande mais vacinas, para que o segundo módulo do Recife seja ativado com nove centros de vacinação, 65 salas, três drive-thrus em pontos diferentes da cidade para que a gente possa vacinar o quanto antes toda a nossa população", destacou o prefeito. Ele disse ainda que, "no Recife, ninguém vai furar fila, não vai haver privilégio, vamos seguir as recomendações dos grupos prioritários com cadastro 100% digital através do Conecta Recife." Segundo João Campos, para quem não puder fazer esse cadastro de maneira digital, haverá pontos em toda a cidade para cadastro nas instituições, que farão o cadastramento e vão garantir que todos tenham acesso à vacinação.

Como será a campanha de vacinação no Recife

Além do prefeito do Recife, João Campos, apresentaram os detalhes do Plano Recife Vacina a secretária Municipal de Saúde, Luciana Albuquerque, e o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, que é coordenador da Sala de Situação. "O que vai dar o ritmo da vacinação é o envio das doses pelo Ministério da Saúde", disse Felipe.

O plano de imunização contra a covid-19, no Recife, terá quatro fases. Cada uma delas terá duração de um mês

1ª fase: pessoas a partir de 80 anos; pessoas entre 75 e 79 anos; trabalhadores da Saúde; idosos a partir de 60 anos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs); pessoas a partir de 18 anos com deficiência, que moram em residências inclusivas (institucionalizadas)

2ª fase: idosos de 60 a 64 anos; idosos de 65 a 69 anos; idosos de 70 a 74 anos

3ª fase: grupo populacional que apresenta comorbidades. São elas: pessoas com diabetes, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doença cardiovascular e cerebrovascular, pessoas que fizeram transplantes de órgãos sólidos, pessoas com anemia falciforme, pacientes com câncer, pessoas que têm obesidade grave (IMC a partir de 40)

4ª fase: pessoa com deficiência permanente severa; trabalhadores da Educação; força de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroferroviário de passageiros; trabalhadores de transporte aéreo; trabalhadores de portuários; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas em situação de rua

* Ainda serão divulgadas novas fases para o restante da população

Como será a 1ª fase

- Serão vacinados contra a covid-19, nesta primeira fase, 165 mil recifenses. Na primeira etapa dessa fase (primeiros dias de campanha, que contam com a CoronaVac, do Instituto Butantan), será priorizado um subgrupo formado por 33.500 pessoas.

Fazem parte desse subgrupo:

O público de trabalhadores da Saúde da linha de frente ao enfrentamento da covid-19, formado por 32.500 beneficiados

O público formado por idosos a partir de 60 anos e trabalhadores de ILPIs; o público formado por pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, moradores de residências inclusivas. Esse público é formado por 1 mil beneficiados

- Para esta primeira etapa dessa fase, a previsão é que sejam enviadas, pelo Ministério da Saúde, 67 mil doses, que imunizarão 33.500 pessoas. Cada uma toma duas doses - a segunda é aplicada a partir de 15 dias após a primeira

Expansão do plano de imunização se dará em três momentos, chamados de módulos:

- Módulo 1: 13 equipes volantes para vacinação do subgrupo da primeira fase

- Módulo 2: 65 salas para imunização, 9 centros de vacinação, 3 drives-thru, 18 equipes volantes (momento após vacinação dos profissionais de saúde e deve ocorrer após envio de novas doses pelo governo federal)

- Módulo 3: 200 salas para imunização, 26 centros de vacinação, 5 drives-thru, 18 equipes volantes

* Haverá retaguarda nas unidades de saúde com salas para vacinas de rotina

Veja os locais definidos para o 2º módulo da vacinação (este momento deve ocorrer após envio de novas doses pelo governo federal)

Serão 65 salas de vacinação:

1. 8 salas de vacinação no Compaz Dom Helder

2. 5 salas de vacinação na Unidade de Cuidados Integrativos em Saúde (Ucis) Guilherme Abath

3. 8 salas de vacinação na Escola Nilo Pereira

4. 4 salas de vacinação no Compaz Miguel Arraes

5. 8 salas de vacinação na Escola Governador Miguel Arraes

6. 8 salas de vacinação no Compaz Ariano Suassuna

7. 8 salas de vacinação no Geraldão

8. 8 salas de vacinação na Escola Nadir Colaço

9. 8 salas de vacinação na UPA-E do Ibura

Drive-thru para a imunização

Serão três pontos de drive-thru durante o 2º módulo de vacinação: Geraldão, UFPE e Parque da Macaxeira

Cadastro e agendamento

- Recife terá cadastro e agendamento 100% digital. Assim que o governo federal enviar novas doses, cada pessoa poderá escolher o local e horário do atendimento no aplicativo ConectaRecife

- Serão montados pontos de apoio para o cadastro físico de quem não tem acesso à internet

 

Tags

Autor