Recife prepara pontos de vacinação contra a covid-19 para idosos com mais de 85 anos
A campanha será feita com as 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford recebidas nesse domingo (24)
Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal
Idosos com mais de 85 anos residentes no Recife podem se vacinar contra a covid-19 a partir desta quarta-feira (27). Os preparativos para garantir a segurança e evitar a transmissão do novo coronavírus começaram nesta terça (26), e os locais de vacinação já estão quase prontos para receber o grupo. A campanha será feita com as 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford recebidas nesse domingo (24). Em uma solenidade realizada por volta das 12h desta terça 10 idosos foram vacinados. O secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, e o governador Paulo Câmara participaram do evento.
- Covid-19: Recife abre 65 salas de vacinação e 3 postos drive-thru para vacinar idosos a partir de 85 anos; saiba como agendar
- Furar fila da vacinação contra covid-19 pode levar à prisão por peculato
- Anvisa se reúne com laboratório responsável pela vacina contra covid-19 Sputnik V
- MPPE faz convênio com a Prefeitura do Recife para intensificar fiscalização da vacinação contra covid-19
- Covid-19: 669 mil doses de vacina foram distribuídas nesta segunda, diz Saúde
- Governo federal dá aval a compra de vacina contra covid-19 pelo setor privado, diz jornal
- Covid-19: Todos os municípios de Pernambuco podem começar vacinação de idosos na quarta, diz secretário
Para receber o imunizante, é preciso fazer um agendamento pelo site Minha Vacina (clique para ser direcionado) ou pelo aplicativo da Prefeitura. No cadastro, o cidadão terá que enviar comprovante de residência e um documento de identificação, além de preencher um formulário. A partir disso, poderá escolher o local, a dia e o horário para ser vacinado. O cadastro é uma forma de evitar aglomeração nos pontos.
Na capital pernambucana, foram disponibilizadas 65 salas distribuídas em nove centros da cidade. Estes são: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.
A reportagem visitou o Compaz Miguel Arraes, na Zona Oeste do Recife. Lá, as cadeiras vão ficar separadas, e os idosos que chegarem para tomar a dose serão recebidos em um espaço aberto e depois encaminhados para a sala de vacinação, localizada no cineteatro do centro comunitário.
Além dos pontos fixos, a campanha também acontece no formato drive-thru em três locais: no Parque da Macaxeira, no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife; no Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul; e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste. Nestes locais, o idoso vai receber a dose dentro do carro, sem precisar ter contato com outras pessoas.
Confira fotos do início da vacinação de idosos no Recife:
Vacinação em Pernambuco
A vacinação para idosos com mais de 85 anos começa nesta quarta-feira (27) em todo o Estado. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que todos os municípios já têm condições de começar a vacinar o grupo com as doses da AstraZeneca/Oxford a partir desta quarta. Já as 38.400 novas doses da CoronaVac que chegaram ao Recife, na tarde desta segunda-feira (25), darão continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde.
A vacinação em Pernambuco começou no dia 18 de janeiro. Até agora, chegaram ao Estado cerca de 390 mil doses. Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde definiu como grupo prioritário os trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência; pessoas de 60 a 74 anos; e pessoas com certas comorbidades.
Ordem de prioridade para vacinação
De acordo com o Ministério da Saúde
- Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
- Pessoas de 60 a 74 anos;
- Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.