COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: três pacientes transferidos do Amazonas recebem alta de hospital de referência em Boa Viagem, no Recife

Ainda permanecem internados, no antigo Hospital Alfa, nove pacientes (sete homens e duas mulheres), com idades entre 35 e 55 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/02/2021 às 20:21
Notícia
X

Após uma semana da chegada dos primeiros pacientes do Amazonas, a equipe multiprofissional do Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (antigo Alfa), Zona Sul do Recife, comemora as primeiras altas médicas. Três pacientes deixam a unidade nesta segunda-feira (1º) rumo ao Estado de origem. São dois homens e uma mulher, com idades entre 38 e 49 anos, que embarcam às 21h do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre de volta para casa.

Os pacientes foram monitorados com avaliações diárias para verificação de oxigenação, exames de imagem e laboratoriais, além de suporte com fisioterapeutas. Diante da boa evolução clínica, a equipe multiprofissional determinou a alta hospitalar e autorizou a viagem de retorno. O Governo do Amazonas, em contato com as equipes do Hospital de Referência, alinhou os protocolos e a logística necessária para o transporte. Para o retorno seguro, foi necessária a articulação dos dois Estados com a Aeronáutica e o Ministério da Saúde.

Os pacientes

Michella Oliveira Matias dos Santos chegou a Pernambuco na noite do dia 23 de janeiro e está ansiosa para o retorno ao lar. A paciente agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos no atendimento médico. “Eu estava no Pronto Socorro Platão Araújo quando passei mal, com falta de oxigênio, e fiquei lá um dia, foi muito rápido. Passei uma noite e, de manhã, já estavam agilizando tudo para minha transferência. Fui atendida maravilhosamente bem. Deu tudo certo e hoje eu estou muito feliz, estou curada e de alta médica voltando para minha cidade. Só tenho a agradecer ao Estado de Pernambuco e ao Estado do Amazonas, porque têm muitas pessoas precisando lá, muitas pessoas e eu fui uma privilegiada. Fui muito bem tratada aqui, muito mesmo. Não pensei que seria tão maravilhoso. Se estivesse em Manaus, não sei se estaria viva hoje”, agradeceu.

Ainda permanecem internados na unidade nove pacientes (sete homens e duas mulheres), com idades entre 35 e 55 anos. Eles apresentam quadro geral de saúde considerado estável e estão sendo monitorados em leitos de terapia intensiva. "Foi com muito orgulho que a instituição Alfa, a instituição Imip e a Secretaria Estadual de Saúde participaram dessa ação humanitária recebendo pacientes oriundos do Estado do Amazonas. Hoje, três pacientes estão voltando para casa e acreditamos que, ao longo dos próximos dias, outros pacientes poderão encontrar suas famílias. Foi muito gratificante para nós profissionais da área de saúde poder ajudar essas pessoas", afirmou o diretor geral do Hospital de Referência à Covid-19 - Unidade Boa Viagem, Iran Costa. Até o momento, o Hospital de Referência atendeu 13 pacientes do Norte do País. A unidade tem 270 leitos em funcionamento, sendo 120 leitos de terapia intensiva (UTI) e 150 leitos de enfermaria.

Todos os amazonenses transferidos para Pernambuco e as equipes de saúde que os atenderam estão sendo monitorados pelas Vigilâncias em Saúde das secretarias do Estado e do Recife. O material biológico dos pacientes estão sendo analisados e passarão por sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE.

Tags

Autor