COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Em nova alta da covid-19, total de casos aumenta quase 50% no Recife

O incremento foi observado no período de 24 a 30 de janeiro, em comparação com a semana anterior

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 01/02/2021 às 22:59 | Atualizado em 01/02/2021 às 23:00
Notícia
X

Em meio ao início da campanha de vacinação contra a covid-19, o Recife tem apresentado uma alta de casos da doença, com aumento também das taxas de ocupação de terapia intensiva (UTI) dos leitos municipais. A última semana epidemiológica (24/1 a 30/1), que fechou com um acumulado de 2.449 casos, teve 781 confirmações a mais, em comparação com a anterior (17/1 a 23/1). O incremento foi de 47% em sete dias, o que faz reforçar a preocupação e a vigilância das autoridades sanitárias diante do comportamento da curva de evolução da doença nos últimos dias. No último dia 30, a capital pernambucana chegou a um total de 601 casos confirmados da infecção.

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) tem monitorado fatores que possam ter impulsionado a disseminação do novo coronavírus. "Analisamos se o número de testagem aumentou entre as duas últimas semanas, mas não houve muita oscilação que justificasse essa elevação no volume de casos, o que pode indicar alguma alteração mesmo na transmissão", explica a gerente de Vigilância em Saúde da Sesau, Rosimeiry Melo.

Assim como em meses anteriores, ela informa que a alta da covid-19 tem sido impulsionada por pessoas que manifestaram quadros leves da infecção. "Mas estamos atentos ao índice de ocupação de leitos, pois pode haver subnotificação nos hospitais. Então, essa taxa vai nos alertar. Só em relação à UTI, atualmente 83% estão ocupadas nas unidades do Recife", diz a gestora. Nesta segunda-feira (1º), segundo o boletim epidemiológico da cidade, 108 das 130 vagas de UTI (sob gestão municipal) estavam com pacientes que apresentam sintomas sugestivos da infecção pelo novo coronavírus. Questionada sobre a possibilidade de circulação, no Recife, de novas variantes, que apresentam maior capacidade de aumentar a transmissão do vírus, Rosimeiry ressalta que as amostras recentes estão em investigação pelo governo do Estado.

Esse trabalho tem sido realizado em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (unidade da Fiocruz em Pernambuco), que faz o sequenciamento genético. A expectativa é que, nos próximos dias, resultados sejam apresentados. Para controlar as modificações do coronavírus que podem agravar a pandemia, ou tornar as vacinas menos eficazes, o genoma precisa ser sequenciado. "É uma espécie de vigilância; estamos na eminência de descobrir essa variante em diferentes pontos do Brasil, já que as fronteiras estão abertas e os pacientes (de Manaus, infectados com nova cepa do coronavírus) estão sendo transferidos (para Pernambuco e outros Estados)", ressalta o biomédico Marcelo Paiva, pesquisador colaborador da Fiocruz Pernambuco e professor da UFPE.

Diante do atual cenário de aumento de confirmações no Recife, Rosimeiry solicita que a população reforce as medidas de controle e de prevenção da covid-19. "Estamos avançando no processo de vacinação, mas o grupo que recebeu as primeiras doses ainda é muito pequeno." Ela acrescenta também que a Sesau tem investigado se esse incremento de casos é isolado ou disseminado. "Precisamos entender de onde estão vindo essas notificações dos últimos dias. Sabemos, por exemplo, que os bairros mais populosos podem ter uma transmissão (do vírus) mais rápida. São localidades que, nem sempre, as medidas preventivas acontecem como gostaríamos."

Imunização

Nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura do Recife iniciou o esquema de vacinação contra a covid-19 para os cerca de 6,5 mil profissionais da atenção básica à saúde. Durante o dia, 284 trabalhadores de diversas categorias receberam a primeira dose. Até agora, o município já soma 25.706 pessoas imunizadas.

Já o Estado de Pernambuco, duas semanas após o início da campanha, imunizou 118.733 pessoas que fazem parte do público prioritário para a vacinação, de acordo com dados divulgados, nesta segunda-feira (1º), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Até agora, já foram vacinados 36,5% dos 75.159 idosos com mais de 85 anos (26.189 doses aplicadas).

Do total de pessoas imunizadas no Estado, 69.816 são trabalhadores da saúde, considerando as redes pública e privada. Isso corresponde a 59% do total de doses encaminhadas, até o momento, para esse público em Pernambuco (117.638 doses).

Tags

Autor