IMUNIZAÇÃO

Novo grupo prioritário começará a ser vacinado contra a covid-19 nesta quinta (4) no Recife

O agendamento já pode ser feito a partir desta quarta-feira (3)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 03/02/2021 às 9:00 | Atualizado em 03/02/2021 às 11:31
Notícia
X

Além dos que integram a linha de frente contra o coronavírus e os agentes de saúde, mais de outros 15 mil profissionais da saúde podem receber o imunizante contra a covid-19 no Recife a partir desta quinta-feira (4). O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (3) pelo prefeito João Campos (PSB). Dessa vez, serão incluídos os trabalhadores de saúde de UTI; dos setores de cardiologia, vascular e neurologia; dos setores hospitalares de imagem, endoscopia e broncoscopia; dos setores de quimioterapia ambulatorial e internamento; de maternidades; das Policlínicas Municipais; dos serviços de inspeção sanitária, investigação epidemiológica e sanitização.

» Saiba onde vacinar idosos com mais de 85 anos contra covid-19 em cidades do Grande Recife

» A vacina contra a covid-19 é segura? Especialista responde as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação no Brasil

» Guia da vacinação contra a covid-19: tire as suas dúvidas

» Saiba como denunciar ao Ministério Público desvio de vacinas contra covid-19

O agendamento já pode ser feito, mas é preciso de autorização cedida pelas instituições de saúde onde os profissionais estão lotados. "Com esta autorização, o profissional da saúde vai poder fazer a marcação para se vacinar em um dos nossos centros. Todas as instituições de saúde da cidade já estão sendo contatadas pela prefeitura, já foram feitas reuniões ao longo dessa semana para poder garantir que esses trabalhadores terão o certificado concedido pela instituição para poder se vacinar", afirmou o gestor.

A prefeitura explica que esses trabalhadores serão vacinados agora por atuarem em ambientes de alto risco de contágio, atenderem à demanda espontânea e por prestarem serviços com procedimentos que geram aerossol. Além disso, ficam expostos aos vírus por tempo prolongado e atuam em áreas de maior susceptibilidade à Covid-19.

Todas as 27.862 pessoas já vacinadas contra o vírus na capital pernambucana, até a noite dessa terça (2), integram o primeiro público-alvo na ordem de prioridade instituída pelo Ministério da Saúde. Desse total, 15.203 são trabalhadores de saúde da linha de frente da covid-19; 10.773 são idosos a partir de 85 anos; 1.061 são trabalhadores da Atenção Básica à Saúde; 760 são pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; 65 são pessoas com deficiência severa maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas.

Made with Flourish

CENTROS DE VACINAÇÃO

Os centros de vacinação estão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Já os pontos de drive-thru funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Estádio do Arruda. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

AGENDAMENTO

Para receber a vacinação, os cidadãos precisam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante por meio de um canal digital disponibilizado pela Prefeitura do Recife. Caso você faça parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

ORDEM DE PRIORIDADE PARA VACINAÇÃO

De acordo com o Ministério da Saúde

  • Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
  • Pessoas de 60 a 74 anos;
  • Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Tags

Autor