COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: veja a lista de doenças que estão na prioridade para a vacinação em Pernambuco

Foram elencadas comorbidades prioritárias para a imunização contra o novo coronavírus a partir do risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos pela doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/02/2021 às 16:58 | Atualizado em 07/02/2021 às 17:00
Notícia
X

A campanha de vacinação contra a covid-19 tem como meta beneficiar mais de 2,9 milhões de pernambucanos, contemplados em quatro momentos distintos. Entre esse público, há um grupo que convive com doenças que favorecem o agravamento da infecção pelo novo coronavírus. Essa população está na terceira fase da mobilização no Estado, cuja tarefa é vacinar as pessoas com comorbidades (existência de uma ou mais doenças simultaneamente). Em Pernambuco, é o segundo maior grupo a ser contemplado com as doses contra a covid-19, atrás apenas da população da segunda fase, formada por 1.252.642 de pessoas a partir dos 60 anos. A estimativa é que, na etapa das comorbidades, 615.733 indivíduos recebam as aplicações de vacina.

Leia também: Guia da vacinação contra a covid-19: tire as suas dúvidas

Ainda não há data para iniciar o processo de imunização desse grupo, pois o Estado aguarda a liberação de mais doses para definir localmente os próximos passos da campanha. Enquanto isso, pessoas que convivem com doenças preexistentes estão em dúvida sobre os quadros de saúde que estão contemplados na terceira fase do plano e a prioridade de cada uma delas na ordem da imunização.

Asma, obesidade, hipertensão e diabetes aparecem entre condições do grupo das comorbidades. Mas há especificidades entre esse público de prioridades. Só receberão a vacina contra a covid-19, no momento da terceira fase, as pessoas que estão inseridas em situações particulares. A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informa que, de acordo com o plano nacional de operacionalização da vacinação contra o novo coronavírus, do Ministério da Saúde (MS), foram elencadas comorbidades prioritárias para essa imunização, a partir do risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos pela doença.

"No caso da asma, estão aptos para a vacinação os pacientes graves, que são aqueles que fazem uso recorrente de corticoides sistêmicos ou que tiveram internação prévia por crise asmática", explica, em nota, a SES. Também estão incluídas, na terceira fase do plano de imunização, pessoas com obesidade mórbida — ou seja, com índice de massa corpórea (IMC) igual ou maior do que 40. Já no grupo de pessoas com hipertensão, são elegíveis os quadros mais graves: hipertensão arterial resistente, em estágio 3 ou nos estágios 1 e 2 com lesão órgão-alvo ou doença associada.

"Vale reforçar que, em todos os casos (de comorbidades), os indivíduos precisarão comprovar o quadro de saúde. A pessoa terá que apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação para que seja feita a imunização", explica a superintendente de Imunizações da SES, Ana Catarina de Melo. O Programa Estadual de Imunização ressalta ainda que aguarda novas doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para divulgar o início da vacinação do grupo com comorbidades.

"Enquanto isso, essa população já pode verificar com o município onde reside se já há algum tipo de cadastramento prévio para a vacinação." No Recife, por exemplo, a prefeitura disponibiliza um canal digital para se agendar o dia, o horário e o local onde se deseja receber o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deve realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do aplicativo Conecta Recife. Já equipes volantes vão a casa de idosos acamados e aos postos de trabalho de profissionais de saúde para aplicar as doses.

Comorbidades com prioridade na terceira fase da campanha de vacinação contra covid-19 em Pernambuco: 

Portadoras de comorbidades (diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; obesidade grave (IMC igual ou maior do que 40)

Balanço

Até a última sexta-feira (5), o Recife já havia imunizado 35.573 pessoas desde o início da campanha. A capital pernambucana tem disponibilizado o serviço em nove centros de vacinação e cinco pontos de drive-thru. Já o Estado, a contar do começo da mobilização, já vacinou 171.548 pessoas que fazem parte do público prioritário. Desse total, 169.586 são referentes à primeira dose do imunizante e também se refere ao número total de pessoas já beneficiadas. Outras 1.962 doses correspondem à segunda dose. Das mais de 169 mil pessoas vacinadas, 87.949 foram trabalhadores de saúde e, entre eles, 1.962 já tomaram a segunda dose. Também estão imunizados, apenas com a primeira dose, 22.350 indígenas aldeados, 4.686 idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILP), 54.067 pessoas a partir de 85 anos e outras 534 com deficiência e que estão institucionalizadas.

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, salienta que as realidades dos municípios são distintas. "Há locais que já estão vacinando a atenção primária e já completaram a linha de frente da covid-19, as UTIs e emergências. Com isso, a recomendação é continuar avançando em outras estratégias para proteção dos trabalhadores de saúde", orienta Longo.

Tags

Autor