COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: cuidadores de idosos familiares e contratados serão vacinados na 1ª fase da campanha em Pernambuco

Secretária informou que aguarda receber novas doses de vacinas para imunizar esse público

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/02/2021 às 17:09
Notícia
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Em Pernambuco, cuidadores de idosos estão no 1º grupo prioritário da campanha de vacinação contra a covid-19 - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Leitura:

Pesquisadores têm defendido a inclusão de cuidadores de idosos, sejam familiares ou contratados, na fila de prioridade da vacinação contra a covid-19. Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a imunização desse grupo está prevista para a primeira fase desta campanha.

"Assim como temos feito com os trabalhadores de saúde, priorizando dentro da prioridade, os cuidadores de idosos serão contemplados com a vacina numa próxima remessa de vacina que a gente receba e faremos um planejamento para imunizá-los", garantiu a secretária, em coletiva de imprensa na última quinta-feira (4), ao lado do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. 

Uma nova remessa de vacinas da Sinovac/Butantan, com 118.200 unidades do imunizante, chegou a Pernambuco na manhã deste domingo (7) e começou a ser distribuída às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), com previsão de que as vacinas estejam disponíveis para todos os municípios até o meio-dia desta segunda-feira (8). As novas doses vão dar continuidade à imunização dos trabalhadores de saúde, sendo possível vacinar, com as duas doses necessárias, em torno de 60% dos mais de 294 mil integrantes desse grupo.

Ao todo, Pernambuco já recebeu 427.560 unidades da vacina Sinovac/Butantan para ambas as doses que, além dos trabalhadores de saúde, contemplam 100% dos idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência abrigadas em instituições e população indígena aldeada. Anteriormente já haviam chegado 84 mil doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, destinados a 100% dos idosos a partir dos 85 anos. O quantitativo da AstraZeneca foi utilizado apenas na primeira dose, mas o Ministério da Saúde informou que enviará posteriormente a quantidade para a segunda fase de vacinação desse grupo. Juntando ambos os fabricantes e a nova remessa deste domingo (7), Pernambuco totaliza mais de 511 mil unidades de vacinas contra a covid-19 recebidas.

Balanço

Até este domingo, 192.010 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas no público prioritário em Pernambuco. São 189.362 pessoas vacinadas com a primeira dose, incluindo 105.666 trabalhadores da saúde. Destes, 2.648 já tomaram também a segunda dose.

Também já receberam a primeira dose 74,5% dos 75.159 idosos com mais de 85 anos (56.068 doses aplicadas). Entre a população indígena aldeada, a vacinação alcançou 22.350 das 26.729 pessoas do grupo (83,6%). Entre os idosos em instituição de longa permanência (2.462) e pessoas com deficiência em abrigos (130), o número de doses aplicadas já superou a média anteriormente prevista.

HEUDES RÉGIS/SEI
O Estado já recebeu 688.360 vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac - FOTO:HEUDES RÉGIS/SEI

Comentários

Últimas notícias