COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: com 432 leitos, novo hospital de campanha do governo de Pernambuco deve ser inaugurado até início de abril

Do total de vagas, 132 serão para pacientes que precisam de assistência em UTI

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 17/02/2021 às 18:16 | Atualizado em 17/02/2021 às 21:41
Notícia
X

O Estado de Pernambuco sente, dia após dia, uma nova pressão da covid-19 na assistência hospitalar, o que leva a um planejamento para ampliação da capacidade instalada de leitos de terapia intensiva nos próximos meses. No novo hospital de campanha, no bairro dos Coelhos, área central da cidade, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, informou que serão 432 leitos, incluindo 132 vagas de terapia intensiva (UTI).

"Isso dará suporte a uma provável situação de maior aceleração da pandemia nos meses de março e abril", disse o secretário, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (17). Ele acrescentou que a previsão é que o novo hospital de campanha comece a funcionar entre o fim de março e o início de abril. "Nesse período, espera-se que haja uma maior eclosão de doenças respiratórias no Estado", acrescentou.

Ainda segundo André Longo, ainda faz parte do planejamento do governo estadual a abertura de novos leitos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Estância, Zona Oeste da cidade.  

Em nota divulgada esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia informado que "vem tomando todas as medidas para, diante da necessidade, implantar uma estrutura provisória de atendimento, seguindo os trâmites da administração pública e as recomendações dos órgãos de controle".

A SES ainda acrescentou que "monitora permanentemente a evolução dos indicadores da covid-19, além de realizar, com base nas análises técnicas, diversas projeções de cenários futuros". 

Tags

Autor