ZONA OESTE

Foto mostra superlotação em sala de emergência do Hospital Getúlio Vargas, no Recife

Fontes ouvidas pela reportagem também alegaram que essa ala do hospital tem funcionado sem climatização

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/02/2021 às 6:03 | Atualizado em 19/02/2021 às 7:22
Notícia
X

O JC recebeu nesta quinta-feira (18) imagens do Hospital Getúlio Vargas,no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, que mostram a sala de emergência superlotada, em meio ao cenário de alta da covid-19 em Pernambuco. Fontes ouvidas pela reportagem também alegaram que essa ala do hospital tem funcionado sem climatização.

Em nota enviada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), a direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) informou que "reconhece a grande demanda registrada na unidade, que tem sido agravada pela retração de serviços municipais. O HGV, no entanto, não nega atendimento a nenhum paciente e garante a assistência a todos". A unidade, segundo a SES, está com a equipe multiprofissional atuante, abastecida de insumos e realizando exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias.

Sobre o risco de disseminação do novo coronavírus na emergência, devido a superlotação, a secretaria alegou que o hospital possui um Plano de Contingência para a Covid-19. "Todo paciente que apresente qualquer sintoma gripal, ou relato de contato com caso positivo de covid-19, é encaminhado para uma área específica da unidade, ficando, assim, isolado dos pacientes que buscam o serviço com outros quadros", garantiu a SES. A pasta ainda reforçou que todas as pessoas admitidas no Getúlio Vargas, independentemente da área onde recebem assistência, recebem as devidas orientações sobre uso de máscara e outras medidas de prevenção no ambiente hospitalar. Mensalmente a unidade tem realizado em torno de 2,1 mil atendimentos em sua emergência.

BALANÇO

Nesta quinta-feira (18), Pernambuco ultrapassou a marca de 300 mil doses aplicadas da vacina contra a covid-19 na população pernambucana. Das 309.220 doses, 251.570 delas são relativas à primeira dosagem do imunizante e 57.650 pessoas finalizaram o esquema vacinal. Foram feitas a primeira dose em 137.134 trabalhadores de saúde, 23.739 povos indígenas aldeados, 5.513 idosos em instituições de longa permanência, 72.052 idosos a partir dos 85 anos, 12.405 idosos entre 80 e 84 anos, além de 727 pessoas com deficiência institucionalizadas.

Tags

Autor