COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: na Zona da Mata de Pernambuco, Carpina e Tracunhaém adotam medidas mais rígidas para comércio e igrejas

Prefeituras publicaram decretos, nesta segunda-feira (22), para reforçar as medidas de combate ao novo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 22/02/2021 às 20:35 | Atualizado em 22/02/2021 às 22:05
Notícia
X

Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, os municípios de Carpina e Tracunhaém voltam a adotar medidas mais rígidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, que retoma mais um ciclo de alta em todo o Estado. Nesta segunda-feira (22), ambas as cidades publicaram decretos para controlar o avanço da covid-19. As prefeituras suspenderam aulas presenciais, limitaram o funcionamento de bares e restaurantes, assim como o número de pessoas em igrejas. 

>> Veja as cidades de Pernambuco que aumentaram restrições por causa da covid-19 em 2021

>> Covid-19: sobe para 88% a taxa de ocupação de leitos de UTI em Pernambuco

>> Pernambuco registra média móvel de 27 mortes diárias pelo coronavírus

Em Carpina, o Decreto 08/2021 estipula horários para encerramento das atividades de bares, restaurantes, lanchonetes conveniências e padarias. Esses estabelecimentos podem funcionar, de segunda a sexta-feira, até as 20h; nos domingos e feriados, até as 18h. Serviços de entrega poderão funcionar até as 22h.

As igrejas e templos poderão exercer as atividades de forma presencial, com limite de 30% (trinta por cento) da capacidade total do ambiente, distanciamento de 1,5 metros entre pessoas, uso obrigatório de máscaras e álcool 70%. A tradicional Festa de São José, em Carpina, foi suspensa. As atividades desportivas e os eventos em casas de festas também não poderão ser realizados. Além disso, aulas presenciais da rede pública e privada ficam suspensas por 90 dias.

O comércio poderá funcionar das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira; das 6h às 18h, aos sábados. O uso de máscaras, por funcionários e clientes, continua sendo obrigatório.

A feira do Bairro de Santo Antônio será estendida para as ruas Ernani Farias, Padre Melo, Aldo Môro, Humberto de Campos e Siqueira Campos. Já a feira do centro deverá ser montada a partir das 18h da quinta-feira, encerrando às 17h do sábado. Não será permitido bancos de feira às margens da PE-90. Os produtos não poderão ser comercializados no chão, mesmo que em cima de lonas.

Tracunhaém  

Em Tracunhaém, também foram suspensas as aulas nas redes públicas municipal e privada. Ainda foram proibidas atividades esportivas em áreas públicas. Na cidade, lanchonetes, bares e restaurantes só podem funcionar até as 19h, com a metade da capacidade, sem deixar de respeitar o distanciamento de 1,5 metro. As igrejas estão autorizadas a receber fiéis, desde que a capacidade de 30% dos templos seja respeitada. Essa quantidade não pode ser maior do que 300 pessoas. 

Tags

Autor