SAÚDE

Recife inicia vacinação contra a covid-19 de idosos em situação de rua

A nova etapa do Plano Recife Vacina envolve profissionais da Secretaria de Saúde do município e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJDP)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 31/03/2021 às 9:44 | Atualizado em 31/03/2021 às 10:25
Notícia
X

A Prefeitura do Recife iniciou, nessa terça-feira (30), a busca por idosos em situação de rua para vaciná-los contra a covid-19. A nova etapa do Plano Recife Vacina envolve profissionais da Secretaria de Saúde do município e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJDP).

Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, foram imunizados 20 idosos do Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José, na terça. Nesta quarta, outras 18 pessoas a partir dos 60 anos receberão o imunizante no Centro POP Neuza Gomes, na Madalena.

“Estamos dando prioridade às pessoas idosas que vivem em situação de rua na cidade. É cada vez mais necessário garantirmos a proteção da população idosa, que são grupos de risco na pandemia da covid-19”, destacou a secretária Ana Rita Suassuna.

A prefeitura explica que, neste primeiro momento, a vacina será aplicada nos idosos cadastrados nos equipamentos da Prefeitura do Recife voltados para pessoas em situação de rua.

"Até agora, 106 pessoas já foram localizadas, inseridas no sistema do Conecta Recife e estão sendo informadas do dia, horário e local da vacinação. As equipes do Consultório na Rua, dos Centros POP’s e do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) realizarão busca ativa para captar essas pessoas", explicou a gestão.

200 mil vacinados

Nessa segunda-feira (29), a cidade do Recife ultrapassou a marca de 200 mil pessoas vacinadas. Desse total, mais de 65 mil já receberam as duas doses do imunizante e concluíram o esquema vacinal.

Desde o início da vacinação, no dia 19 de janeiro, já foram aplicadas 269.809 doses, o que representa 204.665 pessoas vacinadas, sendo que 65.144 delas já estão com esquema vacinal completo - com duas doses do imunizante. O Recife tem se destacado e foi a primeira capital do Nordeste a imunizar idosos com 64 anos ou mais.

O cadastro e agendamento da população elegível para receber a vacina contra a covid-19 é feito por meio de um sistema 100% digital, o Conecta Recife. Segundo o executivo municipal, isso garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.

O acesso à ferramenta é feito através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

 

Tags

Autor