PROCEDIMENTOS

Pernambuco prorroga suspensão de cirurgias eletivas

A prorrogação é válida, inicialmente, até o dia 9 de maio

Rute Arruda
Rute Arruda
Publicado em 30/04/2021 às 23:16
Notícia
Divulgação/Jonas Santos
A prorrogação é para procedimentos que demandem internação hospitalar - FOTO: Divulgação/Jonas Santos
Leitura:

Pernambuco prorrogou, nesta sexta-feira (30), a suspensão das cirurgias eletivas que precisem de internação hospitalar em toda a rede de saúde. A prorrogação é válida, inicialmente, até o dia 9 de maio.

A decisão é apenas para cirurgias que possam ser adiadas ou reprogramadas sem prejuízo para a saúde do paciente. Os procedimentos considerados inadiáveis, como cirurgias oncológicas, cardíacas, transplantes ou que a falta possa causar dano ao paciente, estão mantidos.

Além disso, estão permitidas as cirurgias ambulatoriais, que não demandam internação, e os serviços de urgência e emergência.

No dia em que a suspensão foi anunciada, em 16 de março de 2021, a secretária executiva de Regulação em Saúde, Ricarda Samara, explicou que o objetivo da medida era reduzir a circulação de pessoas nos serviços de saúde para evitar que fiquem expostas ao novo coronavírus.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), pontuou que os servidores que atuam nas cirurgias eletivas e foram realocados para outras áreas da assistência hospitalar ou teletrabalho serão mantidos nessas funções.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (30), 1.917 casos da covid-19. Desse total, 155 são de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.762 são leves. Com isso, o Estado totaliza 406.585 infectados pela doença. Além disso, o boletim registra um total de 345.538 pacientes recuperados. 

Também foram confirmados laboratorialmente mais 71 óbitos, sendo 36 do sexo feminino e 35 do sexo masculino. As mortes ocorreram entre os dias 3/06/2020 e 29/04/2021. Agora, são 14.038 mortes provocadas pelo vírus. Os pacientes tinham idades entre 20 e 100 anos. 

Comentários

Últimas notícias