PREVENÇÃO

Pernambuco recebe mais 14.600 doses de CoronaVac para segunda aplicação em idosos

Remessa chegou ao Estado na tarde deste sábado e será distribuída no domingo. Novos lotes devem chegar na segunda-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 01/05/2021 às 18:05 | Atualizado em 01/05/2021 às 19:51
Notícia
X

Pernambuco recebeu, na tarde deste sábado (01), mais 14.600 doses da vacina Coronavac/Butantan para prevenção contra o novo coronavírus. Os imunizantes serão destinados exclusivamente para segunda dose de vacinação de idosos. 

Serão enviados entre a manhã e o começo da tarde deste domingo para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Novos lotes com vacinas AstraZeneca e da Pfizer estão previstos para chegar na segunda-feira (03). O governo assegura que todas as doses vão ser divididas proporcionalmente entre os municípios do Estado.

Neste sábado, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 2.178 novos casos da covid-19. Pernambuco totaliza 408.763 pessoas infectadas, sendo 40.431 graves e 368.332 leves. Também foram notificados 90 óbitos, ocorridos entre 21 de novembro do ano passado e a última sexta-feira (30). Já são 14.128 vítimas fatais do novo coronavírus no Estado.

 

“Essas vacinas são mais um reforço para os municípios, que poderão complementar a imunização dos idosos com a segunda dose. O nosso sistema de distribuição já recebeu o lote e está programando a distribuição das vacinas para todas as Gerências Regionais de Saúde a partir da manhã deste domingo, o que vai permitir a imunização dos grupos imediatamente”, afirmou o governador Paulo Câmara.

“Estamos aguardando um novo lote com mais de 200 mil doses da vacina AstraZeneca, e também a vacina Pfizer, na segunda-feira”, informou a superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo.

Com essa nova remessa, Pernambuco soma 2.645.280 doses de imunizantes contra a Covid-19 já recebidas, sendo 1.789.560 da Coronavac/Butantan e 855.720 da Astrazeneca/Fiocruz.

GRIPE

O Estado também recebeu, neste sábado, mais 220.400 doses da vacina contra o vírus da influenza. Com isso, já são mais de 1,2 milhão de vacinas que chegaram a Pernambuco para a primeira fase da campanha contra a Influenza, que segue até 10 de maio e contempla crianças de 6 meses a 5 anos, população indígena, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores de saúde. Até o momento, de acordo com o sistema de informação do Ministério da Saúde, os municípios aplicaram 270.709 doses.

A superintendente Ana Catarina ratificou a importância da proteção contra o vírus da influenza, que assim como o da Covid-19, pode provocar problemas respiratórios e levar à internação e ao óbito.

“A orientação estadual é que os municípios façam o mapeamento do público prioritário nesta primeira etapa da campanha. Estamos chegando ao fim da primeira fase e precisamos garantir que nossas crianças, grávidas, puérperas e profissionais de saúde estejam protegidos”, disse.

Ela lembrou ainda que é preciso um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses de vacinas da influenza e da Covid-19, caso o indivíduo esteja contemplado em ambas as estratégias. (Com informações do governo de Pernambuco)

 

Tags

Autor