CAMPANHA

Pontos de vacinação contra a covid-19 no Recife passam por mudanças; confira

Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 02/05/2021 às 14:50 | Atualizado em 02/05/2021 às 15:19
Notícia
X

A Prefeitura do Recife anunciou, neste domingo (2), uma mudança nos locais de vacinação contra a covid-19. A partir desta segunda-feira (3), o Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura, será substituído pela Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernando Figueira, que fica na Avenida Dois Rios, 170, no mesmo bairro. Outra novidade é que os pontos localizados no Dnocs e no Parque da Macaxeira também passam a receber pessoas que vão se vacinar a pé.

Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

As salas de vacinação ficam nos seguintes locais:

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, são os seguintes:

  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • BIG Bompreço de Boa Viagem;
  • BIG Bompreço de Casa Forte.

REAGENDAMENTO

Todas as pessoas que tinham agendamento entre a última quinta-feira (29) e o próximo dia 9, para tomar a segunda dose da Coronavac, já receberam mensagens da Prefeitura do Recife explicando sobre o adiamento e a nova data. Um dia antes de cada marcação também são enviados lembretes por e-mail, SMS e por WhatsApp.

Desde a última quarta, a Prefeitura disse já ter disparado 79.135 mil mensagens para os usuários que tinham agendamento para o período mencionado. "Desse total, mais de 27,3 mil mensagens foram enviadas pelo aplicativo Whatsapp, mais 27,3 mil por SMS (flash) e outras cerca de 24.535 mil por e-mail. A comunicação com os usuários está sendo feita, de forma automática, para os dados cadastrados no Conecta Recife", afirmou a gestão.

O Ministério da Saúde emitiu, na última terça-feira, uma nota técnica informando que a segunda dose deve ser aplicada independentemente da data da aplicação da primeira dose. A Secretaria de Saúde do Recife reforçou que a vacinação com o imunizante AstraZeneca seguirá normalmente, já que não há atraso no momento, seja para a 1ª ou para 2ª dose.

QUEM PODE SE VACINAR?

Neste momento, estão sendo vacinados os idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de saúde (assistência à saúde, vigilância à saúde e gestão da saúde) e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediátrica, neonatologia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.

Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas Vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. Integram os grupos elegíveis para a vacinação os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência. Os trabalhadores da educação básica do Recife a partir de 40 anos entraram no grupo que já pode receber as doses.

A partir deste domingo (2), podem se vacinar também as pessoas as pessoas de 18 a 59 anos que são transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com Síndrome de Down; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); e pessoas com obesidade mórbida. E também as pessoas com idade entre 55 e 59 anos com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 (PNO), definidas pelo Ministério da Saúde.

Tags

Autor