Covid-19: Saiba quantas doses da vacina CoronaVac serão distribuídas para cada cidade de Pernambuco
As vacinas serão utilizadas para a aplicação da segunda dose contra a covid-19, já que, na última semana, houve falta do insumo em algumas cidades
Um dia após receber o 15º lote com mais doses da vacina CoronaVac, Pernambuco começou, neste domingo (2) a distribuí-las para as cidades do Estado. A nova remessa com 14,6 mil imunizantes deverá atender apenas idosos entre 70 e 79 anos que já receberam a primeira dose. Através de plataforma oficial, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou a quantidade de insumos que será distribuída para cada município.
As vacinas serão utilizadas para a aplicação da segunda dose contra a covid-19, já que, na última semana, houve falta do insumo em algumas cidades. A orientação para quem foi imunizado com a primeira dose da CoronaVac é que retorne para tomar a segunda em um período entre 21 e 28 dias depois. Entretanto, caso tenha tido atraso, não há prejuízo à imunização.
- Temendo falta da segunda dose da CoronaVac, Pernambuco faz levantamento de estoque em municípios
- Caruaru suspende aplicação de segunda dose de vacina contra covid-19 por falta de CoronaVac
- Novas doses da CoronaVac só chegam a Pernambuco no final da próxima semana, diz SES
- Recife suspende aplicação da segunda dose da CoronaVac e inicia remarcações
- Após cidades suspenderem 2ª aplicação por falta da CoronaVac, Saúde anuncia entrega de novo lote
- Pernambuco recebe novas doses da CoronaVac após falta do imunizante em municípios do Estado
- Atrasar aplicação da 2ª dose da CoronaVac em alguns dias não prejudica eficácia, diz médico
- Pernambuco recebe mais 14.600 doses de CoronaVac para segunda aplicação em idosos
A superintendente do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco, Ana Catarina Melo, explicou que a falta se deu porque o Estado precisava receber 100 mil doses e recebeu apenas 28 mil. Na última semana, ela orientou que os municípios se "organizem e façam o agendamento para não perder nenhuma dose".
Por nota, o PNI esclareceu que, caso haja realmente o atraso na aplicação da segunda dose, "o gestor municipal deve fazê-la assim que houver o insumo, finalizando o esquema vacinal e efetivando a proteção do vacinado. Além disso, lembra-se que, mesmo vacinado, o indivíduo deve manter todas as medidas sanitárias preconizadas: uso correto da máscara, higienização constante das mãos e distanciamento/isolamento social".
Para quem tem entre 70 e 74 anos, foram reservadas 3.930 doses da nova remessa. Já os idosos entre 75 e 79 anos receberam a maioria,10.720 unidades.