IMUNIZAÇÃO

Covid-19: Saiba quantas doses da vacina CoronaVac serão distribuídas para cada cidade de Pernambuco

As vacinas serão utilizadas para a aplicação da segunda dose contra a covid-19, já que, na última semana, houve falta do insumo em algumas cidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 02/05/2021 às 13:17 | Atualizado em 04/05/2021 às 14:21
Notícia
X

Um dia após receber o 15º lote com mais doses da vacina CoronaVac, Pernambuco começou, neste domingo (2) a distribuí-las para as cidades do Estado. A nova remessa com 14,6 mil imunizantes deverá atender apenas idosos entre 70 e 79 anos que já receberam a primeira dose. Através de plataforma oficial, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou a quantidade de insumos que será distribuída para cada município.

As vacinas serão utilizadas para a aplicação da segunda dose contra a covid-19, já que, na última semana, houve falta do insumo em algumas cidades. A orientação para quem foi imunizado com a primeira dose da CoronaVac é que retorne para tomar a segunda em um período entre 21 e 28 dias depois. Entretanto, caso tenha tido atraso, não há prejuízo à imunização.

A superintendente do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco, Ana Catarina Melo, explicou que a falta se deu porque o Estado precisava receber 100 mil doses e recebeu apenas 28 mil. Na última semana, ela orientou que os municípios se "organizem e façam o agendamento para não perder nenhuma dose".

Por nota, o PNI esclareceu que, caso haja realmente o atraso na aplicação da segunda dose, "o gestor municipal deve fazê-la assim que houver o insumo, finalizando o esquema vacinal e efetivando a proteção do vacinado. Além disso, lembra-se que, mesmo vacinado, o indivíduo deve manter todas as medidas sanitárias preconizadas: uso correto da máscara, higienização constante das mãos e distanciamento/isolamento social".

Para quem tem entre 70 e 74 anos, foram reservadas 3.930 doses da nova remessa. Já os idosos entre 75 e 79 anos receberam a maioria,10.720 unidades.

Tags

Autor