Prefeitura do Recife inicia vacinação contra covid-19 de pessoas com comorbidades neste domingo (2)
Serão contempladas pessoas com idades entre 18 e 59 anos com obesidade mórbida, síndrome de Down, com HIV, transplantadas de órgão sólido ou medula óssea, que fazem hemodiálise, e pessoas com idades entre 55 e 59 anos com comorbidades especificadas no plano nacional de vacinação
Atualizada às 23h
Depois da distribuição de novas doses do imunizantes contra covid-19 pelo Governo de Pernambuco aos municípios para a vacinação de pessoas com comorbidades, a Prefeitura do Recife anunciou que o início da imunização desse grupo será neste domingo (2). Os agendamentos começaram às 18h deste sábado (1º).
A município espera vacinar mais de 75 mil pessoas desse novo grupo. "A partir de hoje, às 18h, estará disponível o agendamento de um novo grupo, formado por pessoas com comorbidades. Serão dois eixos. O primeiro para pessoas com idades entre 18 e 59 anos com obesidade mórbida, síndrome de Down, vivendo com HIV, transplantadas de órgão sólido ou medula óssea e com doença crônica em diálise. O segundo é formado por pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades especificadas no PNO. Tudo isso está no Conecta Recife”, afirmou João Campos, durante visita ao centro de vacinação drive-thru do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
- Comorbidades: veja os dois grupos inicialmente priorizados para vacina contra covid-19 em Pernambuco
- Petrolina vai iniciar vacinação para grávidas, pessoas com deficiência e com obesidade mórbida
- Olinda inicia agendamento para vacinar pessoas com comorbidade contra a covid-19
As pessoas com comorbidades devem apresentar uma comprovação médica no ato da vacinação. A SES-PE produziu um modelo de atestado, onde um profissional de saúde deverá informar a doença ou condição preexistente do paciente, citada como prioritária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 e com o número da Classificação Internacional de Doenças (CID).
É obrigatório o carimbo, matrícula e/ou registro do conselho de classe no documento. "Nossa rede está preparada. Quem não tiver laudo, deve procurar alguma unidade de saúde da cidade para obter o documento", afirmou.
O modelo está disponível Conecta Recife, no site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou no aplicativo, disponível para iOS e Android. O agendamento também é feito pela plataforma. Lá, é preciso informar qual o tipo de comorbidade e anexar o laudo ou a declaração, mas o documento original também deve ser levado no dia de receber a vacina e ficará retido no local.
As pessoas com Síndrome de Down não precisam apresentar nenhum laudo ou declaração, uma vez que a informação pode ser autorreferida.
- Veja lista de comorbidades para ter prioridade na vacina da covid-19
- Pernambuco flexibiliza comprovação de comorbidades para vacinação contra a covid-19; veja como pode ser o atestado
- Covid-19: Pernambuco inicia vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas
- Recife está destinando vacina de pessoas com comorbidades para trabalhadores de educação, diz presidente do Cosems. Prefeitura desmente
Veja os grupos de pessoas com comorbidades que poderão se vacinar:
18+
- pessoas transplantadas de órgão sólido ou medula óssea;
- Pessoas com síndrome de Down
- Pessoas vivendo com HIV;
- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
- Pessoas com obesidade mórbida.
55+
- Pessoas com quaisquer comorbidades no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid-19 (PNO).
COMORBIDADES NO PNO:
- Diabetes miellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial persistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatia congênita no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Doença cerebrovascular
- Imunossuprimidos
- Pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses
- Hemoglobinopatia grave
- Cirrose hepática
Segunda dose da CoronaVac para idosos
Pernambuco recebeu, na tarde deste sábado (01), mais 14.600 doses da vacina CoronaVac para prevenção contra o novo coronavírus. Os imunizantes serão destinados exclusivamente para segunda dose de vacinação de idosos.
Serão enviados entre a manhã e o começo da tarde deste domingo para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Novos lotes com vacinas AstraZeneca e da Pfizer estão previstos para chegar na segunda-feira (03). O governo assegura que todas as doses vão ser divididas proporcionalmente entre os municípios do Estado.