COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Ministério da Saúde autoriza 163 leitos de UTI Covid-19 para 10 cidades de Pernambuco

O valor do repasse mensal será de mais de R$ 7,8 milhões. As despesas autorizadas correspondem ao mês de abril deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 04/05/2021 às 17:52 | Atualizado em 04/05/2021 às 17:53
Notícia
X

Mais 1.152 leitos de terapia intensiva (UTI) adulto e 51 leitos de UTI pediátrica, em todo o Brasil, foram autorizados nesta terça-feira (4), pelo Ministério da Saúde, para atendimento de pacientes graves com sintomas de covid-19. A autorização, em caráter excepcional e temporário, faz parte de ação da pasta em apoio aos Estados, Distrito Federal e municípios para reforço do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia. Em Pernambuco, são beneficiados dez municípios: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Caruaru, Limoeiro, Olinda, Ouricuri, Petrolina, Recife, Salgueiro e Serra Talhada.

Assim, no Estado, foram autorizados 163 leitos de UTI. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 7,8 milhões. As despesas autorizadas correspondem ao mês de abril deste ano.

A autorização ocorre sob demanda dos Estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. 

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19, pelo Ministério da Saúde, é feito pelas secretarias estaduais e municipais, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, Estados e municípios devem cadastrar a solicitação na plataforma SAIPS, observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização, estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Tags

Autor