IMUNIZAÇÃO

Pernambuco recebe mais de 46 mil doses da vacina da Pfizer para imunizar pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas

As doses recém chegadas serão enviadas aos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 11/05/2021 às 7:08 | Atualizado em 11/05/2021 às 7:23
Notícia
X

Mais 46.800 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech aterrissaram em solo pernambucano nessa segunda-feira (10), às 20h45. Os imunizantes chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre armazenados em sete caixas térmicas, e foram encaminhados para acondicionamento no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE).

As doses recém chegadas fazem parte do segundo lote da Pfizer/BioNTech e serão enviadas aos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, sob orientação de serem aplicadas nas pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto).

“Recebemos, esta noite, o segundo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech. O primeiro lote, com 17.550 doses, chegou na segunda-feira passada (03/05). Isso aumenta nossa esperança de atender cada vez mais pernambucanas e pernambucanos. Sabemos que ainda há um grande contingente de pessoas a serem vacinadas, e permanecemos empenhados em garantir que novas remessas cheguem o mais rápido possível ao Estado”, disse o governador Paulo Câmara.

Armazenado no PNI-PE, o imunizante fica em freezers específicos, numa temperatura de -25ºC a -15ºC, e pode permanecer assim até duas semanas. Após distribuição para as cidades, as doses devem ser guardadas em temperatura de 2ºC a 8ºC por no máximo cinco dias. Além disso, após aberto, o frasco, que contém seis doses, deve ser utilizado em até seis horas. 

“Pelas especificações técnicas desse fabricante, vamos manter as doses entre as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, conforme pactuado anteriormente com o Governo Federal, Estado e municípios”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com a superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina, as vacinas começam a ser distribuídas às cidades nesta terça (11). “No início da manhã, vamos começar a distribuição para que os municípios consigam utilizar as doses imediatamente”, detalhou.

Agora, Pernambuco soma 3.182.580 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.830.160 da Coronavac/Butantan, 1.288.070 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech. Neste momento, todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, estão sendo imunizadas contra o novo coronavírus. 

Tags

Autor