PESQUISA

Veja como ser voluntário em teste de vacina contra gripe do Instituto Butantan em Pernambuco

Os estudos estão sendo realizados em uma parceria do Instituto Butantan com o Real Hospital Português e o Instituto Autoimune

Rute Arruda
Rute Arruda
Publicado em 11/05/2021 às 18:34
Notícia
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
O número de vacinados ainda é pequeno, já que a população pernambucana é estimada em 9,6 milhões - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

O Instituto Butantan, o Real Hospital Português e o Instituto Autoimune realizarão testes em voluntários de uma nova vacina contra a gripe. Os estudos avaliarão a segurança e eficácia do imunizante tetravalente, que é contra quatro cepas virais, comparado com a trivalente tradicional, com três variantes. 

"A vacina atualmente fornecia pelo Instituto Butantan é uma formulação trivalente, composta de duas cepas de Influenza A (H1N1 e H3N2) e uma cepa da Influenza B, que pode ser a Vitória ou a Yamagata. Neste estudo, testaremos uma vacina tetravalente compostas das duas cepas da Influenza A e das duas cepas da Influenza B. É importante ressaltar que ninguém receberá placebo", explicou o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que integra o grupo de cientistas Rafael Dhalia. Segundo Rafael, um grupo receberá a vacina tetravalente e o outro receberá a trivalente. 

Voluntários

Ao todo, serão recrutados 6.528 participantes, em onze centros de pesquisas espalhados no Brasil. Para participar é necessário ter acima de 3 anos de idade. Os interessados devem entrar em contato com o Instituto de Ensino e Pesquisa por meio do telefone 3416-7971, (81) 99389 3026 (WhatsApp), (81) 99317.3027 (WhatsApp) ou pelo vacinagripebutantan@ieprh.org.br.

O clínico geral, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do estudo, Carlos Brito, explicou que os voluntários receberão acompanhamento de profissionais durante seis meses. "Ao participar do estudo você será acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros e biomédicos, que irão avaliar você por um período de seis meses. Além de se proteger, você terá a oportunidade de participar de um estudo de validação de uma nova vacina e ampliar a proteção para toda população. Com isso, nós iremos reduzir o número de vítimas de Influenza que acontece a cada ano. Essa deverá a nova vacina do SUS", disse. 



 

Comentários

Últimas notícias