COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

"Esperamos zerar a falta de 2ª dose da CoronaVac em Pernambuco", diz secretário ao anunciar chegada de mais vacinas nesta quinta-feira

Pernambuco deve receber 226.850 doses de vacinas (CoronaVac e AstraZeneca) na noite desta quinta-feira (13)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 13/05/2021 às 17:32 | Atualizado em 13/05/2021 às 20:33
Notícia
X

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o Estado deve receber, às 21h, 226.850 doses de vacinas. Entre elas, 140.250 de AstraZeneca e 86.600 de CoronaVac. "Com isso, esperamos zerar a falta da segunda dose (de CoronaVac) em Pernambuco. Orientamos que os municípios criem estrutura para resgatar a população que precisa finalizar o esquema vacinal", informou André Longo. A remessa tem previsão de chegar ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 21h, seguindo para checagem e armazenamento no Programa Estadual de Imunização. A distribuição para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), para disponibilização aos municípios, ocorre já a partir da madrugada da sexta (14).

As doses contra covid-19 que chegam, na noite desta quinta-feira (13), a Pernambuco fazem parte de um novo lote de 5,7 milhões de doses enviadas, aos Estados, pelo Ministério da Saúde. O total de vacinas da AstraZeneca recebidas no Estado será para a segunda dose de idosos entre 65 e 69 anos. Já as 86.600 da CoronaVac serão destinadas para a segunda aplicação do público de 65 a 69 anos e dos trabalhadores de saúde. Importante destacar que 71 mil doses da CoronaVac irão para os municípios pernambucanos. O saldo restante ficará com o Programa Estadual de Imunização para possíveis ajustes, de acordo com a necessidade e justificativas dos gestores municipais.

"É muito importante que a população tome a segunda dose, pois só assim a proteção estará completa. Mas reforço que, mesmo assim, as medidas de proteção deverão ser mantidas, com o uso correto da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social", frisou Longo. 

Já somado a esse novo quantitativo, Pernambuco totaliza 3.409.430 vacinas contra a covid-19, sendo 1.916.760 da CoronaVac/Butantan, 1.428.320 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech. Já estão sendo imunizados, nesta campanha, todos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Ainda durante a coletiva de imprensa, a superintendente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo, orientou as pessoas para tomarem a segunda dose, mesmo que tenha ultrapassado o tempo indicado. 

 

 

Tags

Autor