Imunização

Recife amplia idade para vacinação contra covid-19; confira detalhes

Na terça-feira (8), a capital atingiu a marca de 506.482 pessoas imunizadas com a primeira dose

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão, Ana Maria Miranda

Publicado em 09/06/2021 às 15:47 | Atualizado em 09/06/2021 às 19:13
Notícia
X

A Prefeitura do Recife anunciou na tarde desta quarta-feira (9) a ampliação da faixa etária do público geral que pode receber a vacina contra a covid-19. Agora, poderão se imunizar pessoas a partir de 43 anos, independente de comorbidade ou da categoria profissional.

A partir das 20h desta quarta-feira (9), quando se comemora o Dia Mundial da Imunização, será liberado, no Conecta Recife, o agendamento da vacina para pessoas a partir de 43 anos. Elas poderão tomar a dose já nesta quinta. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos um dia depois do Recife atingir meio milhão de pessoas vacinadas contra a covid-19.

"Com os novos recebimentos, a gente vai abrir o grupo para as pessoas com 43 anos ou mais se vacinarem no Recife. Você que tem 49, 48, 47, 46, 45, 44 e 43 anos, pode ir no Conecta Recife a partir das 20h de hoje fazer agendamento e a partir de amanhã (10) começar a vacinação. Esse grupo tem mais de 130 mil pessoas e a gente está pronto para vacinar todas elas. Vamos expandir a capacidade de vacinação na nossa cidade. Hoje já estamos vacinando uma média de 9.000 pessoas por dia e nos próximos dias esse número vai ser ampliado, para a gente ganhar grande velocidade na vacinação no Recife", garantiu João Campos, em vídeo gravado no centro de vacinação do TRF.

“Cada grupo anunciado aumenta nossa esperança e também a velocidade para vencer a pandemia. O engajamento das pessoas é muito importante nesse trabalho, e o recifense está fazendo bonito, visto que temos aumentado o número de pessoas que temos vacinado por dia. E essa participação precisa continuar, por isso, tão importante quanto tomar a primeira dose, é tomar a segunda, pois a maior probabilidade de ficar imune é com o esquema completo”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque.

Agendamento

Para realizar o agendamento, é preciso se cadastrar no site do Conecta Recife ou no aplicativo - disponível gratuitamente na PlayStore, para aparelhos com sistema Android, e na AppStore, disponível no sistema iOS. É necessário ainda anexar uma cópia de documento oficial de identidade e um comprovante de residência, que devem ser levados no dia da vacinação.

Recife foi uma das primeiras a abrir a vacinação para o público geral em Pernambuco, após a autorização pelo Governo do Estado. O ritmo da imunização, entretanto, depende da disponibilidade de doses e da realidade de cada município.

Na terça-feira (8), a capital atingiu a marca de 506.482 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid- 19. Desde o início da campanha de vacinação, em 19 de janeiro, foram 740.906 doses aplicadas (234.424 receberam as duas doses).

Chegada de doses da Pfizer

O anúncio é realizado após a chegada, na noite de terça-feira (8), de mais um lote de vacinas da Pfizer a Pernambuco. Foram 99.450 mil doses, maior remessa do imunizante a chegar no Estado até agora.

Segundo a gestão estadual, a vacina da Pfizer será destinada à imunização de pessoas com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento. Mesmo assim, a chegada do novo lote para o público prioritário libera os outros imunizantes disponíveis para a vacinação do público geral.

Salas de vacinação

As salas de vacinação no Recife estão localizadas na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura.

Drive-thru

Os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Tags

Autor