IMUNIZANTE

Pernambuco recebe novo lote da Pfizer, o maior até agora, e define grupos que serão imunizados com a vacina

As novas doses serão destinada à imunização de pessoas com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento

Amanda Azevedo
Amanda Azevedo
Publicado em 08/06/2021 às 21:38
Notícia
HÉLIA SCHEPPA/SEI
NOVAS DOSES Nos dois últimos dias, Pernambuco recebeu mais de 250 mil unidades de vacinas contra a covid-19 para ampliar os públicos - FOTO: HÉLIA SCHEPPA/SEI
Leitura:

Atualizada às 23h18

Pernambuco recebeu, na noite desta terça-feira (8), mais 99.450 mil doses da vacina contra covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório alemão BioNTech. A remessa, a maior que chegou ao Estado até agora, será destinada à imunização de pessoas com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento. Os lotes anteriores do imunizante estavam contemplando gestantes e puérperas.

“Essa nova remessa do imunizante da Pfizer, a maior de todas até agora, será essencial para avançarmos com mais celeridade na vacinação do grupo prioritário de pessoas com comorbidades e também para darmos continuidade à imunização dos profissionais das nossas forças de segurança e salvamento”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Hélia Scheppa/SEI
Novo lote de vacina da Pfizer chegou na noite desta terça-feira (8) - Hélia Scheppa/SEI
Hélia Scheppa/SEI
Novo lote de vacina da Pfizer chegou na noite desta terça-feira (8) - Hélia Scheppa/SEI
Hélia Scheppa/SEI
Remessa com 99.450 doses chegou na noite desta terça-feira (8) - Hélia Scheppa/SEI
DIVULGAÇÃO/GOL
Chegada de novo lote de vacina da Pfizer ao Estado - DIVULGAÇÃO/GOL
DIVULGAÇÃO/GOL
Chegada de novo lote de vacina da Pfizer ao Estado - DIVULGAÇÃO/GOL
DIVULGAÇÃO/GOL
Chegada de novo lote de vacina da Pfizer ao Estado - DIVULGAÇÃO/GOL
DIVULGAÇÃO/GOL
Chegada de novo lote de vacina da Pfizer ao Estado - DIVULGAÇÃO/GOL

O novo lote chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta das 20h, e seguiu para a central do Programa Nacional de Imunização (PNI-PE). O quantitativo será conferido e dividido para cada cidade e encaminhado, ainda na madrugada desta quarta-feira (9), às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), onde ficarão à disposição para retirada pelos gestores municipais.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, lembrou a pactuação feita com os municípios para assegurar o avanço da campanha de vacinação para os demais grupos prioritários, além dos adultos entre 50 e 59 anos, observando que dependerá da disponibilidade de doses e da realidade de cada cidade. “Lembro também que as cidades precisam ficar atentas para fazer busca ativa e proteger todos aqueles inclusos nos grupos prioritários anteriormente contemplados, como as gestantes e puérperas e as pessoas com comorbidades”, disse.

 Conforme aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas da Pfizer devem ser armazenadas, nas redes de frio municipais, em temperatura entre + 2 C° e + 8 C° por até 31 dias. Anteriormente, o preconizado era apenas por cinco dias nessa temperatura.

As doses da vacina foram transportadas em um avião da Gol. A empresa faz parte da ação coordenada pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e junto às outras companhias aéreas seguirá transportando as vacinas gratuitamente durante todo o período do Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Com esta quinta remessa de vacinas da Pfizer, Pernambuco totaliza 4.369.350 doses recebidas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 2.169.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e 241.020 unidades da Pfizer/BioNTech. Os dois contratos fechados entre governo federal e a Pfizer preveem um total de 200 milhões de doses até o fim de 2021.

Pernambuco passa de 3 milhões de doses aplicadas; número de imunizados ainda é pequeno

 Pernambuco ultrapassou, nesta terça-feira (8), a marca de três milhões de doses das vacinas contra a covid-19 aplicadas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram 3.099.860 doses. No total, 2.135.181 pessoas já receberam a primeira aplicação, e 964.679 finalizaram o esquema vacinal. O número ainda é pequeno, já que a população pernambucana é estimada em 9,6 milhões.

No Estado, está autorizada a vacinação de pessoas com 50 anos ou mais, além do público prioritário e de integrantes de diferentes categorias profissionais. O calendário de vacinação varia entre as cidades, dependendo da disponibilidade de doses no município. No Recife, por exemplo, cerca de 30% da população já recebeu a primeira dose.

Comentários

Últimas notícias