Imunização

Veja quantas doses os seis municípios pernambucanos irão receber da vacina da Janssen contra covid-19

Ministério da Saúde recomendou distribuição apenas para capitais, mas governo do Estado decidiu ampliar número de municípios que receberão o imunizante

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 14/06/2021 às 12:12
Notícia
FREDERIC J. BROWN/AFP
TESTE Oito pessoas inoculadas com a vacina neutralizaram efetivamente a Delta, num primeiro estudo - FOTO: FREDERIC J. BROWN/AFP
Leitura:

O Governo de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (14) como será a distribuição da vacina da Janssen nos municípios do Estado. O imunizante desenvolvido por uma farmacêutica subsidiária da empresa Johnson & Johnson é de aplicação única, ou seja, tem eficácia comprovada com a administração de apenas uma dose. O lote com as 118,6 mil doses da vacina está previsto para chegar a Pernambuco até o fim desta semana.

> Qual a eficácia da vacina da Janssen? Por que ela vai chegar ao Brasil perto de vencer?Tem efeitos colaterais? Tire suas dúvidas

Os imunizantes, que ainda não chegaram ao Brasil, estão com prazo de validade próximo a expirar (27 de junho). Por causa disto, a recomendação do Ministério da Saúde era de que a distribuição fosse feita apenas para as capitais. Porém, na semana passada, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, já havia anunciado que outros municípios receberiam o imunizante. Desta forma, além do Recife, receberão doses da vacina da Janssen: Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, Arcoverde e Afogados da
Ingazeira, no Sertão.

De acordo com o governo estadual, o Recife receberá 59.295 doses (cerca de 50%), e deverá imunizar 6,5% das pessoas da população de 18 a 59 anos com a vacina da Janssen. A outra metade das doses será entregue aos cinco municípios do interior, que irão vacinar 18,6% das populações nesta faixa etária com o imunizante.

Confira quanto cada município contemplado irá receber*:

  • Recife - 59.295 doses
  • Caruaru - 30.935 doses
  • Garanhuns - 11.765 doses
  • Arcoverde - 6.770 doses
  • Serra Talhada - 6.410 doses
  • Afogados da Ingazeira - 3.425 doses
    *O número já leva em conta os 5% de perda calculado pelo Programa Estadual de Imunização
    (PEI-PE)

Segundo o Governo do Estado, estes municípios foram escolhidos por terem apresentado "altos patamares de contaminação" nas últimas semanas epidemiológicas. A chegada do imunizante da Janssen deverá acelerar o processo de vacinação no Estado. O secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que a distribuição foi acordada com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

"Esta decisão é centrada no perfil e no cenário epidemiológico e também na capacidade operacional destas cidades, já que será um desafio fazer este processo de vacinação em um prazo curto, já que estas vacinas irão chegar próximas ao vencimento do prazo devalidade. A vacina da Janssen tem o benefício de com uma única dose, já finalizar o esquema vacinal, portanto, uma dose dele vale por duas vacinas", destacou.

"A velocidade da pandemia no nosso Estado não obedece a um critério uniforme. Por isso, pactuamos com os municípios uma estratégia diferente para a distribuição da vacina da Janssen. Com mais gente imunizada em menos tempo, poderemos ajudar a conter a aceleração da doença no Agreste e no Sertão", declarou o governador Paulo Câmara, em pronunciamento na última quinta (10).

Outros municípios serão recompensados

André Longo informou ainda que para que estas seis cidades recebam as doses da Janssen, os demais municípios do Estado serão recompensados, recebendo mais doses da Astrazeneca e da Pfizer para darem continuidade aos seus programas de imunização: "Com isso, estaremos acelerando a proteção dos pernambucanos em todo o Estado, reafirmando nosso compromisso de vacinar a nossa população o mais rápido possível".

Comentários

Últimas notícias