fake news

Prefeitura do Recife desmente que tenha iniciado vacinação contra covid-19 de moradores a partir de 35 anos

Uma imagem com a informação falsa tem circulado nas redes sociais

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, Amanda Azevedo

Publicado em 14/06/2021 às 10:28 | Atualizado em 14/06/2021 às 12:39
Notícia
X

Após circular nas redes sociais uma imagem indicando que a Prefeitura do Recife teria iniciado a vacinar pessoas com idade a partir de 35 anos contra a covid-19, o órgão explicou que trata-se de fake news (notícia falsa).

Ao JC, a prefeitura informou que a imagem falsa foi montada a partir de uma arte divulgada pelo órgão na semana passada, para anunciar a imunização de pessoas com idade a partir de 43 anos.

Na montagem falsa, é possível ver que a arte contém as mesmas cores, frases e elementos gráficos da confeccionada pela equipe da prefeitura anteriormente. O que muda é apenas a idade informada.

"A Prefeitura do Recife informa que, atualmente, o Programa Recife Vacina contempla munícipes com 43 anos ou mais, além de trabalhadores da indústria acima de 40 anos. Todas as informações acerca do progresso do esquema vacinal do Recife podem ser acessados pelo Conecta Recife - https://conectarecife.recife.pe.gov.br, clicando no ícone do ‘Recife Vacina’. Atualmente, a cidade já conta com 776 mil doses aplicadas e pelo menos mais de meio milhão de pessoas que tomaram ao menos uma dose de imunizante", diz nota enviada pela prefeitura.

O Recife iniciou, na noite da última quarta-feira (9), o agendamento da vacinação contra covid-19 para pessoas a partir de 43 anos. Com isso, a imunização no novo grupo começou a ser realizada na quinta-feira (10).

Confira a postagem original:

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. As pessoas incluídas neste grupo devem anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.

Pontos de vacinação no Recife

São 20 pontos de vacinação na cidade, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

As salas de vacinação estão localizadas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Tags

Autor