COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: morre tripulante de navio ancorado no Porto do Recife; outros dois, infectados pela Delta, estão internados

O homem, de origem filipina, tinha 50 anos e estava internado em UTI de hospital particular do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 18/07/2021 às 21:45 | Atualizado em 18/07/2021 às 21:56
Notícia
X

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) foi notificada, neste domingo (18), do falecimento de um tripulante do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre. O homem, de origem filipina, tinha 50 anos e estava internado em leito de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular do Recife desde o último dia 1º de julho. Outros dois tripulantes, de 25 e 48 anos, adoeceram pela covid-19 e estão estáveis em leito de enfermaria. Eles tiveram suas amostras biológicas analisadas por sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães (IAM, unidade da Fiocruz em Pernambuco), e o resultado confirmou a presença da variante Delta, originária da Índia. A amostra do paciente que foi a óbito não apresentava as especificações técnicas para o sequenciamento.

Representantes da SES-PE, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da empresa responsável pelo navio estão em tratativas para cremação segura do corpo do tripulante filipino. 

A embarcação vinha da Europa com destino ao Porto de Paranaguá, no Paraná. Contudo, devido à suspeita da covid-19, foi necessário atracar no Porto do Recife no último dia 30 de junho, a partir de recomendação da Anvisa.

A SES informa ainda que monitora todos os tripulantes do navio. Entre as ações de monitoramento, está a testagem periódica para identificar se ainda há a presença do novo coronavírus entre os trabalhadores. Entre a última quinta e sexta-feira (15/7 e 16/7), foram realizadas as coletas de amostras biológicas para novo teste de RT-PCR, e os resultados apontaram que, além do homem que foi a óbito, três tripulantes ainda apresentam quadro positivo para o vírus (os dois pacientes que seguem hospitalizados e um que permanece em isolamento no navio). Outros 15, que estão na embarcação, tiveram resultado negativo.

Mais vacinas 

Após a confirmação da variante Delta nos dois tripulantes do navio, o Governo do Estado solicitou ao Ministério da Saúde o envio para Pernambuco de mais 420 mil doses de vacinas contra a covid-19 e 840 mil testes de antígeno. A iniciativa, assim como aconteceu no Maranhão, tem como objetivo conter a transmissão da variante no território pernambucano.

Tags

Autor