Imunização

Covid-19: Pernambuco recebe mais 129,8 mil doses de vacinas da Pfizer

As 129.870 doses se somam às 62 mil doses da Coronavac/Butantan, que chegaram na manhã da segunda (9)

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 10/08/2021 às 7:00 | Atualizado em 10/08/2021 às 9:25
Notícia
X

Mais 129,8 mil doses de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 chegaram a Pernambuco na madrugada desta terça-feira (10). O novo lote chegou às 1h40 no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. As 129.870 doses se somam às 62 mil doses da Coronavac/Butantan, que chegaram na manhã da segunda (9), totalizando 191.870 doses recebidas nos dois dias.

De acordo com o Governo de Pernambuco, as doses foram entregues para checagem e armazenamento na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). A distribuição começa na manhã desta terça para as 12 Gerências Regionais de Saúde (GERES), onde ficam à disposição dos municípios.

As vacinas da Pfizer serão destinadas exclusivamente à aplicação da primeira dose em quem ainda não iniciou o esquema vacinal. As doses da Coronavac também vão servir para começar a imunização dos moradores, assim como para a aplicação da segunda dose.

Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Vacinas da Pfizer serão utilizadas para aplicação de primeira dose - Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Lote chegou no Aeroporto do Recife na madrugada desta terça-feira - Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Doses da vacina serão distribuídas para os municípios na manhã desta terça - Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Foram mais de 129 mil doses de vacina recebidas - Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Vacinas da Pfizer contra a covid-19 chegaram ao Aeroporto do Recife por volta de 1h40 desta terça-feira (10) - Hélia Scheppa/SEI/Divulgação

Para o governador Paulo Câmara, é preciso que todos colaborem para que a pandemia seja, enfim, controlada. "Estamos procurando ampliar ao máximo o alcance da população à imunização, para mantermos a curva descendente de adoecimento que tem sido constatada a partir da redução da procura por leitos na rede estadual de saúde. Mas é preciso a colaboração de todos nesse esforço. Se chegou sua vez de se vacinar, seja com a primeira ou a segunda dose, procure o posto de saúde", destacou.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destaca que, com as novas remessas, o Estado disponibilizou quase um milhão de doses aos municípios apenas em agosto. "Esse incremento é essencial para avançarmos ainda mais na proteção dos pernambucanos", afirmou.

Números

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 7.961.100 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.738.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.691.960 da Coronavac/Butantan, 1.358.370 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Tags

Autor