COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Vacinação: 60 milhões de brasileiros estão 100% imunizados contra a covid-19, diz Ministério da Saúde

Número considera a população que já concluiu o esquema vacinal tomando a segunda dose ou a dose única das vacinas contra a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 30/08/2021 às 18:42 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:43
Notícia
X

Nesta segunda-feira (30), o Brasil chegou a mais de 60 milhões de brasileiros completamente imunizados contra a covid-19. Isso representa 37,5% da população adulta. Ainda é uma taxa de cobertura abaixo do ideal para se controlar a transmissão do coronavírus. 

O número considera a população que já concluiu o esquema vacinal tomando a segunda dose ou a dose única das vacinas contra a covid-19. No momento, 129,5 milhões de brasileiros têm pelo menos uma dose da vacina, o que representa mais de 80% da população a partir de 18 anos. 

Desde o início da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 230,1 milhões de doses de vacinas. Neste domingo (29), o Governo Federal distribuiu mais 3 milhões de doses para reforçar, exclusivamente, a aplicação da dose dois em todos os Estados e Distrito Federal. Foram enviadas 2 milhões da Astrazeneca/Fiocruz e 1 milhão da Pfizer/Biontech.

Dose de reforço

Na última quarta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou que, em setembro, idosos a partir de 70 anos e pessoas imunossuprimidas receberão uma dose de reforço da vacina contra covid-19. A recomendação vale para todas as vacinas, e o reforço deve ser feito preferencialmente com a vacina da Pfizer/BioNTech.

A decisão foi discutida por especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considerou o aumento da resposta imune do organismo depois da aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

Tags

Autor