COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

CoronaVac: saiba quais lotes suspensos pela Anvisa foram recebidos por Pernambuco

Lotes recebidos chegaram ao Estado em julho e setembro, totalizando 264.840 doses

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/09/2021 às 19:14 | Atualizado em 05/09/2021 às 19:23
Notícia
X

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter determinado, no sábado (4), a interdição de 25 lotes da vacina CoronaVac, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) publicou, em rede social, uma nota de esclarecimento sobre a suspensão da distribuição e do uso de alguns lotes do imunizante contra covid-19. 

"Diante da informação, a SES destaca que já iniciou o processo de notificação dos municípios sobre a suspensão do uso desse imunizante de acordo com os lotes recebidos. O Ministério da Saúde (MS) orienta aos municípios que receberam os lotes citados, que suspendam a utilização destes e que reservem/separem os quantitativos, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal", diz o comunicado. 

A SES ainda informa que Pernambuco recebeu dois lotes entre os que foram listados pela Anvisa: L202106038 e 202107101H. As remessas chegaram ao Estado em julho e setembro, totalizando 264.840 doses. Questionada pela reportagem do JC, a SES informou que ainda não finalizou o levantamento de quantas pessoas receberam, no Estado, doses desses lotes suspensos. 

O Ministério da Saúde ainda não emitiu nota com orientações para as pessoas que tomaram essas vacinas. Nenhum caso de reação adversa grave ligado aos lotes interditados foi identificado até o momento. 

Segundo a Anvisa, os 25 lotes de CoronaVac interditados foram envasados em uma unidade fabril chinesa não inspecionada pela agência e nem aprovada na Autorização de Uso Emergencial no Brasil. As doses foram enviadas pela Sinovac, parceira do Instituto Butantan no desenvolvimento e produção da Coronavac. 

Tags

Autor