Covid-19: com 740 mil pessoas em atraso para segunda dose, Pernambuco lança campanha contra abandono vacinal
Dos quase 740 mil pernambucanos retardatários, 506.979 precisam finalizar o esquema vacinal com AstraZeneca, 187.759 com CoronaVac e 44.122 com Pfizer
Com quase 740 mil pernambucanos em atraso com a segunda dose contra covid-19, o Governo de Pernambuco lança, nesta segunda-feira (20), campanha de mídia para incentivar e reforçar a importância de se completar o esquema vacinal contra a infecção. O Estado contabiliza, atualmente, 738.860 pessoas que não finalizaram a imunização contra o coronavírus. A campanha, que contempla mídia impressa, filme para TV, spot de rádio e peças de internet, traz como mote central o slogan São duas doses. A vida, essa, é uma só e deve circular até o sábado (25), quando será realizado "Dia D" da semana de mobilização.
- Saiba como será a vacinação itinerante contra covid-19 no Recife esta semana
- Veja a lista dos 10 novos locais do Recife onde haverá testagem gratuita para covid-19
- "Estamos sentindo muito a presença de Deus nesta caminhada", diz pai de Ben, após Justiça determinar que União custeie remédio de R$ 12 milhões
- Zolgensma: neuropediatra explica como remédio mais caro do mundo pode ajudar Ben e outros bebês com atrofia muscular espinhal
- Covid-19 em Pernambuco: casos graves suspeitos têm 3ª semana consecutiva de aumento, e total de notificações volta a patamar de julho
- Vacina da Pfizer/BioNTech é segura para crianças de 5 a 11 anos
"Nossa prioridade, neste momento, são as aplicações de segunda dose em todas as pessoas que estão em atraso. Nós precisamos, definitivamente, avançar nossa cobertura e pedimos apoio aos municípios pernambucanos na busca ativa dessa população. A mobilização, durante toda esta semana, será fundamental para alcançarmos nossa meta, que é garantir a proteção da população com as duas doses", afirmou o secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante apresentação da campanha aos secretários municipais de Saúde, ao longo da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na tarde desta segunda-feira (20).
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), José Edson de Souza, destacou a articulação do Estado com os municípios e o comprometimento dos gestores para realizar grandes mobilizações em seus territórios. “Os municípios estão empenhados nesta grande mobilização, e o Dia D é uma articulação com todas as cidades pernambucanas, que estão comprometidas em realizar grandes ações em seus territórios. Só uma ação conjunta possibilitará êxito na convocação das pessoas para a aplicação da segunda dose, com a participação ativa de agentes comunitários, dos trabalhadores da Atenção Primária e das respectivas secretarias municipais de saúde”, disse.
As mídias impressas, como cartaz, banner e panfleto, serão distribuídas aos municípios pernambucanos para reforçar a ação de mobilização. Já o filme e o spot de rádio, ambos com 30 segundos, reforçam que a proteção completa só ocorre com as duas doses da vacina e afirma: "Se você já tomou a primeira dose, dê o braço para a segunda".
As peças para internet serão divulgadas nas mídias sociais, em contagem regressiva ao "Dia D", também a partir desta segunda (20), com diversas mensagens de incentivo à procura pela segunda dose da vacina, como: "Completar seu esquema vacinal é um ato de amor e respeito não só com você, mas com todos ao seu redor".
A campanha também contemplará ações de rua com entrega e distribuição de panfletos e máscaras nos terminais integrados de ônibus, onde há grande circulação de pessoas. Serão contemplados os terminais da Macaxeira, Barro, Camaragibe, Pelópidas Silveira, Joana Bezerra, PE-15, Cajueiro Seco, Tancredo Neves e Xambá. Para auxiliar na convocação, cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) também terão, durante toda a semana, a circulação de veículos de som realizando o chamamento.
Dos quase 740 mil pernambucanos em atraso para receber a segunda dose, 506.979 precisam finalizar o esquema vacinal com a AstraZeneca/Fiocruz, 187.759 com a CoronaVac/Butantan e 44.122 com a Pfizer.