COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: com 740 mil pessoas em atraso para segunda dose, Pernambuco lança campanha contra abandono vacinal

Dos quase 740 mil pernambucanos retardatários, 506.979 precisam finalizar o esquema vacinal com AstraZeneca, 187.759 com CoronaVac e 44.122 com Pfizer

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 20/09/2021 às 19:27 | Atualizado em 20/09/2021 às 20:04
Notícia
X

Com quase 740 mil pernambucanos em atraso com a segunda dose contra covid-19, o Governo de Pernambuco lança, nesta segunda-feira (20), campanha de mídia para incentivar e reforçar a importância de se completar o esquema vacinal contra a infecção. O Estado contabiliza, atualmente, 738.860 pessoas que não finalizaram a imunização contra o coronavírus. A campanha, que contempla mídia impressa, filme para TV, spot de rádio e peças de internet, traz como mote central o slogan São duas doses. A vida, essa, é uma só e deve circular até o sábado (25), quando será realizado "Dia D" da semana de mobilização. 

"Nossa prioridade, neste momento, são as aplicações de segunda dose em todas as pessoas que estão em atraso. Nós precisamos, definitivamente, avançar nossa cobertura e pedimos apoio aos municípios pernambucanos na busca ativa dessa população. A mobilização, durante toda esta semana, será fundamental para alcançarmos nossa meta, que é garantir a proteção da população com as duas doses", afirmou o secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante apresentação da campanha aos secretários municipais de Saúde, ao longo da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na tarde desta segunda-feira (20).

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), José Edson de Souza, destacou a articulação do Estado com os municípios e o comprometimento dos gestores para realizar grandes mobilizações em seus territórios. “Os municípios estão empenhados nesta grande mobilização, e o Dia D é uma articulação com todas as cidades pernambucanas, que estão comprometidas em realizar grandes ações em seus territórios. Só uma ação conjunta possibilitará êxito na convocação das pessoas para a aplicação da segunda dose, com a participação ativa de agentes comunitários, dos trabalhadores da Atenção Primária e das respectivas secretarias municipais de saúde”, disse. 

As mídias impressas, como cartaz, banner e panfleto, serão distribuídas aos municípios pernambucanos para reforçar a ação de mobilização. Já o filme e o spot de rádio, ambos com 30 segundos, reforçam que a proteção completa só ocorre com as duas doses da vacina e afirma: "Se você já tomou a primeira dose, dê o braço para a segunda".

As peças para internet serão divulgadas nas mídias sociais, em contagem regressiva ao "Dia D", também a partir desta segunda (20), com diversas mensagens de incentivo à procura pela segunda dose da vacina, como: "Completar seu esquema vacinal é um ato de amor e respeito não só com você, mas com todos ao seu redor".

A campanha também contemplará ações de rua com entrega e distribuição de panfletos e máscaras nos terminais integrados de ônibus, onde há grande circulação de pessoas. Serão contemplados os terminais da Macaxeira, Barro, Camaragibe, Pelópidas Silveira, Joana Bezerra, PE-15, Cajueiro Seco, Tancredo Neves e Xambá. Para auxiliar na convocação, cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) também terão, durante toda a semana, a circulação de veículos de som realizando o chamamento. 

Dos quase 740 mil pernambucanos em atraso para receber a segunda dose, 506.979 precisam finalizar o esquema vacinal com a AstraZeneca/Fiocruz, 187.759 com a CoronaVac/Butantan e 44.122 com a Pfizer.

Tags

Autor