Recife é a capital do Nordeste que proporcionalmente mais aplicou 1ª dose contra a covid-19
A cidade tem 78,5% de toda sua população vacinada com pelo menos uma dose dos imunizante
O Recife alcançou, nesta segunda-feira (20), a primeira colocação entre as capitais do Nordeste que, proporcionalmente, mais vacinaram contra a covid-19 com a primeiras dose ou dose única. Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, a cidade tem 78,5% de toda sua população imunizada com pelo menos uma dose dos imunizantes, o que representa 1.297.992 doses distribuídas.
- Veja a lista dos 10 novos locais do Recife onde haverá testagem gratuita para covid-19
- Prefeitura do Recife: TCE identifica falhas em licitação para a compra tablets e notifica secretário de Educação
- Câmara Municipal do Recife aprova lei que cria Programa de Parcelamento Incentivado
- Falta de espaço, infiltrações e mais: vereadores explicam uso da verba para escritório e apontam problemas de estrutura na Câmara do Recife
- Sorriso Maroto faz show no Recife na retomada dos eventos
O município possui 1.653.128 habitantes e está na frente de cidades como Fortaleza (78,2%), São Luís (75%) e Salvador (64,9%). Além disso, a capital ainda ocupa o segundo lugar quando o assunto é segunda dose. Recife imunizou 39,3% da população com 649.095 doses aplicadas, ficando atrás apenas de São Luís (46,7%).
De acordo com a Prefeitura da capital pernambucana, como os dados não são repassados em tempo real para o Ministério da Saúde, as informações que constam no sistema do Conecta Recife, "são ainda maiores". O governo municipal informou que já aplicou 1.308.583 de primeiras doses ou doses únicas.
Plano de imunização
Atualmente, o Recife está vacinando adolescentes a partir de 12 anos, além de todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A cidade também está aplicando a dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas.
- Saiba como será a vacinação itinerante contra covid-19 no Recife esta semana
- Grande Recife concentra casos da variante delta em Pernambuco
Para aumentar a cobertura vacinal, desde o fim de agosto, profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife têm realizado uma ação de vacinação itinerante nas comunidades. Nesse período, já foram visitadas 45 comunidades, onde foram aplicadas mais de 4 mil doses do imunizante anticovid. As localidades foram escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante a ação, as equipes da Sesau fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.