Imunização

Dia D de Multivacinação tem baixa procura em Pernambuco

Postos permanecem abertos até as 17h. Vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos é para atualizar a caderneta

Adriana Guarda
Adriana Guarda
Publicado em 16/10/2021 às 12:10
Notícia
Bruno Campos/JC Imagem
Dia D de Multivacinação no Recife - FOTO: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

O movimento nos postos de vacinação em Pernambuco começou fraco na manhã deste sábado (16), durante a campanha do Dia D de Multivacinação. A ideia é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes para várias vacinas, em função da queda na imunização provocada pela pandemia da covid-19. A necessidade de realizar o distanciamento social e o medo de sair de casa, fez com que muitos pais deixaram de vacinar os filhos. 

Neste  sábado foram disponibilizados mais de 2,4 mil postos de vacinação pelo território pernambucano. Os pais e responsáveis precisam ficar atentos apenas para a estratégia de cada municípios. Alguns estão funcionando das 8h às 17h, a exemplo de Recife e Olinda, e outros das 8h às 16h, como Camaragibe. 

Devem ser vacinadas crianças e adolescentes menores de 15 anos e estarão disponíveis 18 vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, serão disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode receber vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa, por exemplo. 

APELO

As autoridades em saúde fazem um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes antes do retorno presencial às escolas, como forma de evitar adoecimento e a reintrodução de vírus que já não eram mais comuns entre a população. A pandemia prejudicou para que o Estado atingisse a meta de cobertura mínima para as vacinas indicadas à proteção desse público.

O desafio durante todo o dia de hoje é informar a população para que os pais e responsáveis saiam de casa e levem as crianças e os adolescentes ao posto mais próximo. Ainda dá tempo. A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina Melo, explica a importância da vacinação.

"Estamos num momento de redução das coberturas vacinais então precisamos que os pais levem seus filhos para que se consiga atualizar as cadernetas de vacinação e se consiga uma melhoria das coberturas vacinais. Estamos vacinando contra poliomielite, sarampo, caxumba, varicela, febre amarela e outras. Como as pessoas se deslocam muito, vários países e também Estados do Brasil estão com caso de sarampo. Então precisamos conseguir altas coberturas vacinais para evitar a reintrodução dos vírus no Estado", esclarece.    

CAPITAL

No Recife, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 150 salas de vacinas. A capital pernambucana é um termômetro de como o Dia D de Multivacinação começou com pouca adesão na manhã deste sábado. A coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, reforça a importância da vacinação. 

Bruno Campos/JC Imagem
Dia D de Multivacinação no Recife - Bruno Campos/JC Imagem

"A cobertura vacinal foi baixa no ano passado e este ano também. Por isso é importante que compareçam hoje para recuperar essa perda. Quando a gente ama quer proteger e a melhor maneira de proteger um filho é manter a carteira dele de vacinação em dia", diz Elizabeth. 

OUTRA CHANCE

Quem não conseguir participar do Dia D de Multivacinação neste sábado tem até o próximo dia 29 para comparecer a um posto de vacinação. Os funcionários dos postos estão orientados a analisar a caderneta e aplicar as vacinas que estiverem faltando. 

A costureira Núbia Nascimento decidiu não deixar para depois e levou a filha Safira Nascimento, 4 anos, para se vacinar na Upinha Tasso Bezerra/Chié, na Agamenon Magalhães, Zona Norte do Recife. "Eu soube pela televisão que estava vacinando e resolvi trazer ela para tomar as vacinas que tinha perdido. Nós sabemos a importância da vacina e para a gente que trabalha durante a semana é muito bom quando tem uma campanha como esta durante o final de semana porque conseguimos vir", afirma. 

Bruno Campos/JC IMAGEM
Dia D de Multivacinação no Recife - FOTO:Bruno Campos/JC IMAGEM
Bruno Campos/JC Imagem
Dia D de Multivacinação no Recife - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem
Bruno Campos/JC Imagem
Dia D de Multivacinação no Recife - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem
Bruno Campos/JC Imagem
Dia D de Multivacinação no Recife - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem
Bruno Campos/JC Imagem
Dia D de Multivacinação no Recife - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem
Bruno Campos/JC Imagem
Dia D de Multivacinação no Recife - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem
Bruno Campos/JC Imagem
Dia D de Multivacinação no Recife - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem
ERASMO SALOMÃO/MS
Estarão disponíveis 18 vacinas - FOTO:ERASMO SALOMÃO/MS

Comentários

Últimas notícias