COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pernambuco ultrapassa marca de 20 mil mortes por covid-19

Boletim foi divulgado nesta sexta-feira (29)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 29/10/2021 às 12:50 | Atualizado em 29/10/2021 às 12:57
Notícia
X

Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirma, nesta sexta-feira (29), 456 novos casos da covid-19. Entre eles, 25 (5%) são casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) e 431 (95%) são leves. Agora, o Estado totaliza 630.976 casos de pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus, desde o início da pandemia, em março de 2020. Do total de pacientes que já adoeceram, 54.533 tiveram a forma grave da infecção e 576.443 apresentaram sintomas leves.

Leia também: 

Também, nesta sexta-feira (29), foram confirmados 11 mortes, ocorridas entre 19 de maio de 2020 e a última quinta-feira (28 de outubro). Com isso, o Estado totaliza 20.001 mortes em decorrência de complicações da covid-19.

Na quinta-feira (28), em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que, desde o começo da vacinação contra a covid-19, em 18 de janeiro deste ano, 95% dos registros de casos graves confirmados da doença, envolveram pacientes que não estavam com ciclo vacinal completo. De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Estado confirmou, nesse período, 2.968 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) provocados pelo coronavírus. Desse total, 74% dos pacientes (16.987) não haviam tomado nenhuma vacina contra a doença e 20% (4.487) só tinham tomado uma dose.

Leia também: 

Além disso, outros 331 pacientes (1%), apesar de terem tomado duas doses, adoeceram antes do prazo em que o imunizante garante a proteção.

"Os números e o relato dos hospitais nos mostram claramente que as vacinas são eficazes contra a covid-19. Com o ciclo completo, a chance de contaminação com a forma grave da doença e de morrer são muito menores", disse o secretário Estadual de Saúde, André Longo. Ele acrescentou que a imunização tem sido essencial para Pernambuco estar conseguindo reverter o cenário da pandemia. "É o indicador da vacinação que vai permitir novas conquistas no plano de convivência", destacou.

O levantamento foi feito a partir do cruzamento do Notifica PE com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Flexibilizações 

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28), a autorização para ampliação do público nos estádios de futebol profissional para até 30% da capacidade do local. Além disso, outras atividades econômicas, como eventos culturais, sociais e corporativos, bares e restaurantes, clubes sociais, cinemas, teatros, circos, academias e shoppings poderão funcionar todos os dias da semana, sem restrição de horário. As mudanças passam a valer nesta segunda-feira (1º) em todo o Estado.

Participaram da coletiva os secretários André Longo (Saúde) e Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), além da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Segundo ela, mesmo com os novos anúncios, permanece necessário o controle seguro do esquema vacinal.

Em relação às competições esportivas, eventos sociais, culturais e corporativos, shows, bailes e vaquejadas, o limite de público passa a ser de cinco mil pessoas ou 80% da capacidade do local, o que for menor. "Em todas as modalidades de eventos e shows, ainda é preciso seguir a regra de que, no mínimo, 50% das pessoas presentes no espaço devem estar acomodadas em mesas e cadeiras", acrescentou Ana Paula. 

Cinemas, teatros, circos e museus poderão funcionar com 100% da capacidade. Em relação aos cinemas, teatros e circos, será preciso realizar o controle vacinal, a partir de 300 pessoas. Os produtores de eventos podem continuar contando com a plataforma Passe Seguro, selo lançado pelo Governo de Pernambuco que certifica os aplicativos que garantem o acesso, com agilidade e segurança, a eventos e shows.

Tags

Autor