PANDEMIA

Com menos casos de covid-19 e mais vacinados, governo de Pernambuco fecha posto de testagem no Centro de Convenções

Centro de Testagem, em Olinda, vai funcionar até este domingo. Lá foram realizados mais de cem mil exames. Objetivo agora é descentralizar atendimento nas cidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 30/10/2021 às 11:08 | Atualizado em 13/11/2021 às 15:37
Notícia
X

Com a diminuição no número de casos da covid-19 e aumento da cobertura vacinal da população, o governo de Pernambuco decidiu desmontar o Centro de Testagem para a doença montado no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife. O local vai funcionar até este domingo. A justificativa é descentralizar a oferta do exame, disponibilizando a testagem em locais mais próximos dos moradores.

Os outros três locais administrados pela gestão estadual e que realizam testes, na capital pernambucana, continuarão funcionando: no Centro de Formação de Servidores e Empregados Públicos do Estado (Cefospe), no bairro da Boa Vista; no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira; e na Secretaria de Educação e Esportes (SEE), na Várzea.

No Cefospe e na sede da SEE, o atendimento é agendado pelo aplicativo Atende em Casa (app para sistema Android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br). Já o Geraldão atende de forma espontânea, todos os dias, das 8h às 17h.

 

"Com quase 60% da população pernambucana com cobertura vacinal completa e a redução no número de casos da covid-19, entendemos que é preciso reforçar a oferta dos exames em locais estratégicos nos municípios, mais perto da população, sejam residentes da Região Metropolitana do Recife ou do interior do Estado", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

"É fundamental que as pessoas possam ser testadas no seu território, mais próximos às suas casas e seus trabalhos. A ideia é que os testes cheguem até a população e sejam aplicados em locais de grande circulação", observa Longo.

Em Pernambuco, até a última sexta-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia registrado 630.976 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, desde o início da pandemia, em março de 2020. Também 20.001 mortes provocadas pela doença.

No posto do Centro de Convenções foram realizados, segundo a secretaria, mais de cem mil testes: exatamente 100.544 exames, sendo 72.286 do tipo RT-PCR; 18.017 testes rápidos e 10.241 testes rápidos de antígeno.

"Em maio deste ano, pico da pandemia do novo coronavírus no Estado, chegamos a realizar no 9.610 testes RT-PCR no Cecon. Neste mês de outubro, por exemplo, foram realizados apenas 382 exames deste tipo, indicando que a testagem em pessoas com sintomas sugestivos da doença está cada vez menor", afirma a  secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-PE, Fernanda Tavares.

TESTAGEM EM MASSA

Em agosto, o governo de Pernambuco lançou o Programa TestaPE, focado na testagem em massa da população para identificação da covid-19. Na prática significa a distribuição de testes para que os municípios possam fazer o exame em seus moradores.

Além da testagem itinerante e das ações nos estádios de futebol nos dias de jogos, o programa conta com dois postos fixos em funcionamento: no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre (exclusivo para passageiros e funcionários na área de desembarque do terminal aeroviário).

(Com informações da Secretaria Estadual de Saúde)

Tags

Autor