IMUNIZAÇÃO

O que se sabe sobre a aplicação da dose de reforço contra covid-19 nos maiores de 18 anos em Pernambuco

O governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (17) que os municípios já podem fazer a aplicação no novo público

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 18/11/2021 às 0:00 | Atualizado em 18/11/2021 às 18:44
Notícia
X

As cidades pernambucanas estão autorizadas a iniciar a aplicação da dose de reforço (terceira dose) contra a covid-19 no público a partir dos 18 anos. A medida foi anunciada pelo governo do Estado nesta quarta-feira (17), um dia depois da autorização por parte do Ministério da Saúde. Confira o que se sabe até agora sobre essa nova etapa da campanha de imunização:

O novo público poderá receber a imunização de reforço cinco meses após a finalização do esquema vacinal com duas doses. Para os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos, o intervalo de quatro meses, pactuado anteriormente, permanece. Também não há modificação no intervalo para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que será mantido em 28 dias após a última dose do esquema básico.

A orientação do Ministério da Saúde é de que a dose adicional aplicada na população entre 18 e 54 anos, preferencialmente, seja Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen ou AstraZeneca.

O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) está realizando levantamento junto aos municípios a respeito da necessidade do envio de novas doses de acordo com a população a ser vacinada, estoques e capacidade de armazenamento de cada território.

Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, começa nesta quinta-feira (18) a aplicar a terceira dose nos maiores de 18 anos. Não é necessário fazer agendamento para receber a dose de reforço, basta apenas se dirigir a um ponto de imunização, munido de documento oficial com foto e carteira de vacinação, desde que se enquadre dentro dos critérios preestabelecidos. O Recife ainda não deu início a essa nova fase da vacinação.

Segunda dose para quem tomou vacina da Janssen

A partir de agora, as pessoas que receberam o imunizante da Janssen precisam tomar uma segunda dose como parte do esquema primário de proteção. A medida foi anunciada na última terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde, que irá encaminhar aos Estados, ainda esta semana, novos quantitativos para que os municípios iniciem as aplicações.

"Nós vamos garantir a segunda dose de Janssen para quem tomou a primeira. São 173 mil pernambucanos que, após 60 dias, com essa nova definição, precisam tomar a segunda dose. Nossa expectativa é de distribuir para os municípios, neste final de semana, as doses necessárias para fazer essa segunda dose", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

As pessoas que possuem o esquema completo heterólogo (dose de Janssen somada à dose de reforço) devem procurar os pontos de vacinação a partir dos cinco meses desta última dose para recebimento de nova dose de imunobiológico (reforço), que será da Pfizer. Com as novas recomendações, a segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo mínimo de oito semanas (dois meses) após a primeira.

 

Tags

Autor