PANDEMIA

Jaboatão inicia aplicação de doses de reforço da covid-19 no público acima de 18 anos; saiba mais

Segundo a gestão, não será preciso realizar agendamento prévio para receber as doses de reforço

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 17/11/2021 às 17:50
Notícia
X

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes inicia nesta quinta-feira (18) a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em pessoas com idade a partir dos 18 anos. A decisão foi anunciada no início da tarde desta quarta-feira (17), após orientação do Ministério da Saúde (MS) e recomendação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

>> Anvisa afirma que não foi consultada sobre ampliação de doses de reforço contra a covid-19, diz veículo

>> Covid-19: Ministério da Saúde reduz intervalo e libera dose de reforço da vacina para toda população adulta



O município também pretende realizar a aplicação do reforço 150 dias após a conclusão do primeiro ciclo. Em Jaboatão, há 13 pontos para aplicação de doses contra o novo coronavírus, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, no formato de drive-thru, com faixa rápida para pedestres.

Assim como a decisão estadual divulgada nesta quarta-feira (17), os protocolos para imunização de grupos prioritários com a dose de reforço junto a profissionais da saúde e educação, além da população acima dos 50 anos, com intervalo de 120 dias entre a segunda e terceira aplicação.

Segundo a gestão, não será preciso realizar agendamento prévio para receber as doses de reforço, bastando apenas o usuário se dirigir a um ponto de vacinação. É preciso estar em posse do documento oficial com foto e carteira de vacinação, desde que se enquadre dentro dos critérios preestabelecidos.

Janssen

Quem recebeu o imunizante da Janssen também precisa tomar uma dose de reforço, neste caso sendo a segunda. A medida foi anunciada na última terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde que, segundo a gestão estadual, irá encaminhar aos Estados, ainda essa semana, novos quantitativos de doses da Janssen para que os municípios iniciem as aplicações de segunda dose.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que Pernambuco se empenhou para garantir a segunda dose da Janssen para quem concluiu o primeiro ciclo. "São 173 mil pernambucanos que, após 60 dias, com essa nova definição, precisam tomar a segunda dose. Nossa expectativa é de distribuir para os municípios, neste final de semana, as doses necessárias para fazer essa segunda dose”, afirmou o secretário.

Após concluírem a imunização com duas doses da vacina Janssen, a gestão estadual orienta que os cidadãos também procurem os pontos de vacinação, após cinco meses do esquema completo heterólogo (dose de Janssen somado à dose de reforço). Uma última dose será aplicada neste público, sendo a terceira, só que desta vez do imunizante da Pfizer. Com as novas recomendações, a segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo mínimo de oito semanas (2 meses) após a primeira.

Pontos de vacinação

Funcionam como pontos de vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão: o Shopping Guararapes, a UniFG, a Faculdade Metropolitana e o Sesc, em Piedade; o Atacadão, em Prazeres; a Igreja da Fé do Brasil, em Cavaleiro; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Associação de Moradores do bairro dos Curados; o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), na Muribeca; no Espaço Cidadania Ativa do Jaboatão, no Socorro; e nos três polos no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres.

Tags

Autor