Vacinação

"Só há este caminho para vencer a pandemia e manter empregos", diz Longo sobre vacina contra covid-19; 593 mil estão com 2ª dose atrasada

O secretário estadual André Longo explica que o foco é chegar até fevereiro de 2022 com 90% da população vacinada com as duas doses, e todos os vulneráveis com as três doses

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 18/11/2021 às 16:48 | Atualizado em 18/11/2021 às 17:32
Notícia
X

O secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um apelo para os pernambucanos e pernambucanas que ainda estão em atraso com a segunda dose possam completar o esquema vacinal contra a covid-19. A expectativa do governo é de que Pernambuco possa chegar até fevereiro de 2022 com 90% da população vacinada com as duas doses e todos os vulneráveis com as três doses, para que não sejam necessárias medidas mais duras e restritivas para conter o avanço da doença, a exemplo do que vem ocorrendo em alguns países da Europa, que já enfrentam a quarta onda da covid-19.

"Vamos convencer cada pernambucano e cada pernambucana a se vacinar. Só há este caminho para vencer a pandemia, manter empregos e tudo funcionando, como nós queremos", afirmou Longo. O secretário aproveitou para reforçar também a necessidade de manter o uso obrigatório da máscara, o distanciamento social, a higienização das mãos, e demais medidas de segurança sanitária.  

O alerta incide em fevereiro por ser o período de sazonalidade das doenças respiratórias no Brasil. Hoje, o Estado tem 593 mil pessoas com a segunda dose em atraso. “Por isso, reforço o meu apelo para que todos se engajem no processo de vacinação. É fundamental o compromisso de cada um e cada uma, de toda a sociedade pernambucana, para que tenhamos uma melhor cobertura vacinal em nosso Estado”, afirmou.

Ainda na fala do auxiliar, ele disse que todos os municípios pernambucanos estarão mobilizados na campanha de vacinação, anunciada pelo Ministério da Saúde, que irá ocorrer de 20 a 26 de novembro, nos postos de saúde de todo o País. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a faixa etária de 18 anos a 59 anos é a que possui o maior número de pessoas com a segunda dose da vacina em atraso.

Em paralelo à campanha da “Mega Vacinação”, também ocorrerá a campanha para a ampliação da dose de reforço para toda a população adulta. “A nossa meta prioritária em relação ao reforço está nas pessoas mais idosas. Ou seja, eu preciso priorizar até fevereiro as pessoas com mais de 55 anos. Nós vamos vacinar todo mundo que chegar, mas eu tenho que proteger os mais vulneráveis até fevereiro”, pontua André Longo.

Em Pernambuco, o intervalo para tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19 para o público acima de 55 anos será de quatro meses. Para as demais idades, permanece o prazo de cinco meses, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.  "Precisamos focar hoje muito fortemente na segunda dose destas pessoas que estão ainda com a vacina incompleta e na terceira dose destes mais vulneráveis", declarou.

Confira a coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco desta quinta-feira (18):

Tags

Autor