PERNAMBUCO

Surto: Paulista notifica casos das misteriosas lesões que provocam coceira na pele

A doença ainda é um mistério para as autoridades sanitárias, pesquisadores e médicos investigam o que pode estar por trás desses sinais e sintomas

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 22/11/2021 às 17:07 | Atualizado em 26/11/2021 às 22:14
Notícia
X

Cinco novos casos de lesões e coceiras na pele foram registrados no município de Paulista, no Grande Recife. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pela prefeitura. Trata-se do terceiro município de Pernambuco com registros da doença, ainda misteriosa para as autoridades sanitárias, pesquisadores e médicos. Com estes casos, Pernambuco soma 172 notificações até o momento.

>> O mistério das lesões que causam coceira na pele: o que se sabe sobre o surto no Recife e em Camaragibe 

Dois cinco pacientes em Paulista, dois são homens de 26 anos e há um outro de 17 anos. Segundo a gestão municipal, os sinais começaram na primeira metade de novembro, por volta dos dias 4, 9 e 12, respectivamente. Os três foram atendimentos na Prontoclínica Torres Galvão, na área central da cidade. Não há indícios de que os pacientes tenham apresentado piora noturna e outros sinais e sintomas.

Outros dois pacientes estão sendo monitorados. Eles foram identificados nesse domingo (21) e repassados pela mesma unidade de saúde. Segundo a prefeitura, ambos estão sendo triados para a notificação ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-PE).

Recife e Camaragibe também registram casos

Os primeiros casos começaram a ser notificados em outubro deste ano. Até o momento, 105 pessoas com idades entre dois e 96 anos foram registradas com os mesmo sintomas no Recife. Até o momento não há registro de hospitalização nem de agravamento dos casos. Na cidade vizinha, Camaragibe, pelo menos 62 pessoas manifestaram o mesmo quadro.

Segundo a prefeitura, a Vigilância em Saúde de Camaragibe realiza um estudo clínico epidemiológico com o levantamento de informações acerca de diagnósticos, caso a caso, dos pacientes atendidos Hospital Aristeu Chaves. Em paralelo, outra pesquisa busca identificar os causadores do surto. A gestão acredita em possíveis insetos ou artrópodes. "A água da rede de abastecimento nas residências também está sendo coletada para análises. Ressaltamos que nossas unidades básicas de saúde realizam testes de Covid-19 e sorológico para arboviroses", informou em nota.

Tags

Autor